O longa-metragem “Tempo de Despertar” conta a história do neurocirurgião Malcolm Sayer (Robin Williams), que conseguiu um emprego em um hospital psiquiátrico em Nova York no ano de 1966.
Durante sua rotina de trabalho, Malcolm lida com vários pacientes catatônicos, vítimas de encefalite letárgica, e acredita poder salvá-los.
Após pesquisar, o médico acredita ser possível “despertar” essas pessoas utilizando um remédio para tratamento contra o Mal de Parkinson e recebe a autorização para testar sua hipótese no paciente Leonard Lowe (Robert de Niro).
O paciente, que estava paralisado havia anos, começa a reagir bem ao tratamento e, aos poucos, passa a se recuperar gradualmente. O resultado leva o médico a aplicar o medicamento em outros pacientes; porém efeitos colaterais começam a aparecer.
A obra é inspirada em um livro que conta a história verídica do Dr. Oliver Sacks e foi indicado a prêmios em três categorias na cerimônia do Oscar de 1991: melhor ator, melhor roteiro adaptado e melhor filme.
A encefalite letárgica é uma doença que se espalhou durante uma epidemia na década de 1920. A enfermidade acarreta em um estado catatonico, isto é, os músculos da vítima contaminada se enrijecem e ela fica impossibilitada de se mover, expressar e até mexer os olhos.
Os sobreviventes da doença normalmente eram internados em instituições psiquiátricas, onde recebiam alguns cuidados básicos e eram deixados paralisados e esquecidos.
A doença deixou muitas pessoas completamente paralisadas ou pelo menos gravemente incapacitadas durante décadas.
Com a criação do remédio experimental Levodopa, o Dr. Sacks passou a ministrar doses em seus pacientes, que recuperaram alguns de seus movimentos.
O filme escrito por Steven Zaillian em parceria com o próprio Dr. Sacks e dirigido por Penny Marshall recebeu a nota 7,8 no site de críticas cinematográficas IMDB. Além disso conta com as atuações de atores célebres como: Robbie Williams (“Bom dia Vietnam” e “Jumanji”), Robert De Niro (“Fogo Cruzado” e “O poderoso chefão parte II”) e Penelope Ann Miller (“O Pagamento Final e “Criminal Minds”).
Para descobrir estas e muitas outras histórias, assine o streaming da Brasil Paralelo.
Você poderá assistir às estreias em alta qualidade, legendado ou dublado. Nossa plataforma também conta com análise e comentário sobre o filme para que você tenha uma compreensão profunda de toda a obra.
Além dos lançamentos desta semana, você terá acesso a um catálogo com mais de 90 filmes e a todos os documentários originais da Brasil Paralelo que figuram entre os mais assistidos do Brasil em temas como Educação, História, Política e Segurança Pública.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP