A Superterça é um dia tradicional que ocorre em toda eleição americana quando mais de 33% dos delegados são distribuídos, fazendo com que seja o dia mais decisivo das primárias americanas.
Delegado é um conceito fundamental para entender as eleições dos Estados Unidos. Neste país, o processo eleitoral é indireto, ou seja, existe uma eleição para cada Estado.
E cada Estado tem um determinado número de delegados, alguns têm mais, outros têm menos.
Quando um candidato vence em determinado Estado, ele leva todos aqueles delegados. No fim, quem juntar mais delegados, se torna o presidente dos Estados Unidos.
Porém, antes da eleição para presidente, os partidos fazem eleições para escolher o seu candidato, essa são as chamadas primárias, que estão acontecendo agora.
Ela ocorre da mesma forma que as eleições oficiais, só que apenas os eleitores ligados àquele partido votam. O candidato que leva mais delegados, se torna o concorrente oficial.
Como hoje, na Superterça, são distribuídos uma quantidade muito alta de delegados, é considerado um dia chave capaz de definir os candidatos oficiais de cada partido.
Essa é considerada a Superterça menos disputada dos últimos tempos, já que a vitória de Joe Biden pelos Democratas e de Donald J. Trump pelos Republicanos, está quase certa.
Os dois têm ganhado as primárias com uma larga vantagem em cima de seus concorrentes. No caso de Trump, mesmo que com uma probabilidade pequena, a Superterça poderia promover uma reviravolta e colocar sua rival, Nikki Haley, como favorita.
Analistas políticos mostram que a maior probabilidade é realmente de uma definição do pleito Trump contra Biden para as Eleições Americanas de 2024.
Segundo a Fox News, Trump foi a internet motivar os eleitores republicanos:
"Se todos os apoiadores conservadores, republicanos e de Trump nesses estados aparecerem na Super Terça, estaremos muito perto de terminar essa disputa primária. Os republicanos poderão então concentrar toda a nossa energia, tempo e recursos em derrotar o torto Joe Biden."
A fala de Trump, que contém um ataque a Biden, mostra o nível de polarização dessa disputa. E todo o mundo acompanha com atenção as Eleições Americanas que indica um confronto entre duas pessoas que já foram presidentes do país.
Esse cenário seria uma repetição do pleito de 2020, eleição que ocorreu em meio à pandemia de covid-19 e mobilizou a atenção do mundo.
Em jogo nessas eleições não estava apenas a política interna dos EUA, mas sim toda a geopolítica global, já que a postura do presidente dos Estados Unidos impacta em diversos conflitos ao redor do mundo.
Recentemente, com a Guerra da Ucrânia, a Guerra na Palestina e o crescimento chinês, a decisão de quem ocupará a cadeira presidencial nos EUA se tornou ainda mais importante.
As eleições americanas serão o grande assunto de 2024 e, para compreendê-la, você precisa entender o que aconteceu em 2020.
A Brasil Paralelo produziu um documentário completo, em 3 episódios, que explica todo o histórico que levou até a disputa presidencial entre Joe Biden e Donald Trump, que tende a se repetir este ano.
Para assistir, clique no link abaixo e torne-se membro:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP