O ministro Luiz Fux determinou que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) explique à Corte a afirmação publicada nas redes sociais em março de 2024. A decisão da última quinta-feira (27 jun. 2024) se refere a um incidente ocorrido com a ex-primeira-dama em 2020.
Na ocasião, a deputada comentou uma homenagem recebida por Michelle na Câmara Municipal de São Paulo no dia 25 de março. Hilton descreveu a honraria como "ultrajante", alegando que a ex-primeira-dama teria feito o cachorro de uma família desaparecer.
Em resposta, Michelle Bolsonaro entrou com uma ação no STF para interpelar a parlamentar sobre a acusação. A defesa alega que em 2020 um cachorro foi encontrado nos fundos do Palácio da Alvorada. Na ocasião, o animal estava recebendo cuidados de um funcionário da Presidência. Como não podia ficar com ele, o trabalhador perguntou se alguém poderia adotá-lo. Michelle teria se prontificado a acolher o animal e procurar seu dono.
Procurada, a assessoria da deputada afirmou que a parlamentar ainda não foi citada sobre o pedido. Alegou que Hilton está segura de que não há fundamento na questão por não ter ofendido a honra da ex-primeira-dama. De acordo com o colunista Ancelo Góis, após ser notificada, a deputada terá 15 dias para responder ao Poder Judiciário.
Na petição, os advogados de Michelle afirmam que Hilton usou de má-fé o episódio para caluniar a esposa de Bolsonaro. O documento é finalizado com a sinalização de que Michelle espera explicações sobre a postagem para decidir se irá, ou não, dar queixa-crime contra a deputada.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP