Mais de 2 mil presos não retornaram aos presídios brasileiros após o indulto de Natal, as chamadas “saidinhas”.
Entre os dias 23 e 29 de dezembro de 2024, 48 mil detentos em 14 Estados e no Distrito Federal foram autorizados a sair.
O Estado com o maior número de baixas proporcionais foi o Rio de Janeiro, onde 210 dos 1.494 mil libertados permanecem nas ruas. Isso equivale a 14,1% dos detentos beneficiados.
São Paulo lidera em números absolutos, com 1,3 mil detentos fora das celas. No estado, 32.397 pessoas puderam passar o fim de ano com os parentes.
Confira abaixo outras estatísticas que já foram computadas:
Até o momento, apenas na Paraíba todos os 41 beneficiários cumpriram a norma de voltar até o dia 3 de janeiro. Minas Gerais ainda está contabilizando os dados.
Alguns estados decidiram não conceder o benefício aos presos. Foram eles:
Já nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia ainda não existem dados sobre quantos presos saíram para as festas de fim de ano e não retornaram.
A “saidinha” é um dos momentos em que muitos detentos fogem de suas penas. A situação agrava o problema da segurança pública no Brasil, conforme relatado em Entre Lobos.
A trilogia da Brasil Paralelo exclusiva para membros BP ouviu policiais e especialistas, que explicaram como essa situação prejudica a sociedade.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP