Silvio Santos, um dos mais importantes personagens da história da TV brasileira, faleceu hoje, sábado, dia 17 de agosto, em São Paulo.
O empresário estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, há cerca de 30 dias. A instituição confirmou a informação e divulgou que o falecimento ocorreu às 4h50 da manhã “em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1)”.
No boletim, também afirmaram que se “solidarizam com a família e todos que sofrem com a perda”.
A informação foi confirmada pelos familiares e pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), empresa fundada por Silvio em 1981.
Em nota, a emissora reverenciou a sua trajetória de seu grande líder, que levou "felicidade e amor a todos os brasileiros".
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria".
A manifestação da empresa continua:
“Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”.
O apresentador já vinha apresentando problemas de saúde.
Em 2019, uma gripe forte o afastou dos domingos na TV, algo que para ele foi precioso durante seis décadas. Um ano depois, contraiu COVID-19, algo que voltou a ocorrer no ano seguinte, mesmo tendo tomado duas doses de vacina. Nos últimos 30 dias foi internado duas vezes. No dia 18 de julho, para tratar de H1N1. Teve alta dois dias depois e voltou a ser internado em 1° de agosto, para realizar exames.
Silvio Santos protagonizou uma história surpreendente, em que foi de camelô a empresário e venerado apresentador de TV.
Também teve intenção de atuar na política, lançando-se candidato à presidência da República em 1989.
Silvio Santos nasceu em 1930 no Rio de Janeiro, batizado de Senor Abravanel. Começou sua trajetória como camelô, vendendo capas de título de eleitor e canetas nas ruas para ajudar a manter sua família.
Sua habilidade de comunicação chamou a atenção de um responsável pela repressão entre os vendedores ambulantes. O homem o incentivou a fazer um teste para locutor de rádio. Apesar de aprovado, ele optou por continuar trabalhando no comércio de rua, onde ganhava mais dinheiro.
“Ia vender canetas na rua bem vestido, perfumado e se comunicando perfeitamente”, afirmou a finada Hebe Camargo, em seu icônico programa.
Silvio desenvolveu seu talento para entretenimento, tornando-se um dos maiores locutores, empresário. Em 1981, adquiriu sua própria emissora de TV, que em muitas ocasiões disputaria o primeiro lugar em audiência com a principal emissora do Brasil.
Após o sucesso como locutor, Silvio conheceu Manoel da Nóbrega e iniciou o Baú da Felicidade, um negócio de carnês e sorteios de grande aceitação entre o público de baixa renda.
Silvio usou sua crescente popularidade no rádio para divulgar a iniciativa, o que continuou após lançar o programa Programa Silvio Santos, que se tornaria um dos mais longevos da TV em todo o mundo.
Silvio também se envolveu na política, chegando a anunciar uma candidatura à presidência em 1989, mas foi impugnado em virtude de irregularidades na chapa.
Sua carreira foi marcada por sucessos e controvérsias, incluindo a criação do primeiro reality show de grande sucesso no Brasil, "Casa dos Artistas".
Foi também amigo de inúmeras personalidades das artes e da política. Apesar das polêmicas e desafios, incluindo problemas financeiros que quase comprometeram seu império, Silvio continua sendo uma figura icônica na TV brasileira.
Hoje, o futuro do SBT sem Silvio é incerto, apesar de sua família estar profundamente envolvida na gestão da emissora. Suas seis filhas ocupam cargos importantes, com três delas atuando como apresentadoras de programas. A longevidade e a influência de Silvio Santos na televisão brasileira são indiscutíveis, e ele continua sendo uma figura central na cultura do país.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP