A Starlink é essencial para operações das Forças Armadas do Brasil, da Petrobrás, da Marinha, do Exército e do Ministério da Saúde. A Empresa é líder do mercado de internet via satélite de alta velocidade.
Dentre os prejuízos estão:
A empresa de Elon Musk é a mais competitiva no quesito custo-benefício. Os serviços têm qualidade semelhante à fibra óptica, algo raro na internet via satélite.
Para isso ela usa uma rede de satélites de órbita baixa, o que melhora a estabilidade da conexão. Na falta dela, as opções seriam tecnologias mais antigas. Isso afetaria não só a agilidade dos trabalhos, mas a despesa com internet.
O agronegócio também depende dessa tecnologia. Fazendas de algodão e soja utilizam a internet via satélite para otimizar a produção.
O CEO da SLC Agrícola relatou à Forbes Brasil que a operação de maquinário é feita através da rede.
“Nas áreas remotas é a melhor solução”, diz Aurélio Pavinatto.
Caso o serviço deixe de existir, a expansão desse mercado poderia ficar comprometida.
Por causa da sua eficiência e baixo custo, a Starlink passou de 4,7% para 45,9% do mercado de internet via satélite em menos de 2 anos.
Ela está presente principalmente em áreas onde a fibra óptica não consegue chegar, devido à falta de estrutura.
A possibilidade começou a ser especulada depois que a Starlink não cumpriu a ordem.
Através de sua conta na mesma plataforma, a companhia anunciou que cumpriria a decisão, conforme confirmado pela em 3 de setembro. A informação foi confirmada pela jornalista Sarah Perez através de correspondentes no exterior.
O texto dizia:
"Independentemente do tratamento ilegal da Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o X no Brasil. Continuamos buscando todas as vias legais, assim como outros que concordam que as ordens de Alexandre de Moraes violam a Constituição brasileira."
Os bens da Starlink foram congelados devido à falta de indicação de um representante do X, no Brasil. A empresa também é de Elon Musk, o que segundo o STF justificava a decisão.
Os valores retidos seriam para pagar a multa de R$18,3 milhões imposta por Alexandre de Moraes. Contudo, o portal UOL apurou que o dinheiro não paga nem metade desse valor.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP