O maior canal privado de televisão da França e da Europa Continental, o TF1, foi até o Mato Grosso fazer uma reportagem sobre a produção rural brasileira. Um dos entrevistados foi Ilson Redivo, produtor rural e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.
Os produtores franceses foram até a propriedade de Ilson no Mato Grosso, que possui floresta amazônica. Durante a entrevista, o repórter perguntou ao produtor rural após falar sobre a preservação da Amazônia:
"O senhor, como habitante da Amazônia, não acha que tem que fazer a sua parte, assim como a China e os EUA, dentro da pequena contribuição que pode dar?".
A resposta de Ilson ao repórter francês repercutiu na internet e em meios de comunicação do Mato Grosso.
O produtor rural respondeu:
"Vocês ainda não entenderam o quanto de bem que nós fizemos pelo meio ambiente. Eu tenho mais da metade da minha terra preservando a mata original.
Eu pergunto o que os outros fazem, o que você faz? Eu devolvo a pergunta para saber o que os ambientalistas fazem pelo meio ambiente. Qual a contribuição dos países europeus para com o meio ambiente.
Por que não mudam a matriz energética da Europa de um modo geral?
Eu tô fazendo a minha parte, companheiro, mas muito bem feita. Se todo mundo fizesse o que os produtores brasileiros fazem, o mundo seria outro, com certeza”.
A França possui 30% de sua floresta original preservada, enquanto a Amazônia brasileira tem 84% de sua mata nativa preservada sem intervenção humana.
Ilson continuou sua resposta ao repórter francês, dizendo:
"Aqui [na Amazônia] nós temos empresas da Noruega fazendo regaço e ninguém fala nada. E é essa mesma empresa que nos mete o pau. É esse mesmo governo norueguês que mete o pau, que fala de sustentabilidade.
Vei ver se as indústrias que eles têm explorando minério para saber se elas são sustentáveis. Isso é uma utopia. Falem faça o que eu digo mas não façam o que eu faço. Essa conversa não é legal, eu faço minha parte e faço muito bem feita".
O produtor rural provavelmente fazia referência a empresa Hydro, uma mineradora que atua na Amazônia e responde a quase 2 mil processos judiciais sob a acusação de poluição na região. O governo da Noruega possui 34,3% das ações da empresa.
Além dessa mineradora, a Noruega também é dona de outra empresa do mesmo ramo, a Albrás, que também atua no Brasil.
Em sua história no país, a Hydro foi condenada pelo IBAMA a pagar R$17 milhões de reais em multas devido aos danos causados ao meio ambiente e a população das regiões poluídas.
Logo após as sentenças judiciais, a Noruega anunciou a retirada de investimento no Fundo da Amazônia no valor de R$200 milhões de reais.
Para investigar as pautas ambientalistas e a atuação de ONGs e governos estrangeiros no Brasil, a Brasil Paralelo produziu o documentário Cortina de Fumaça.
A principal Cortina de Fumaça que prejudica as relações internacionais vem das desinformações constantemente compartilhadas.
Esse assunto e muitos outros assuntos, como o infanticídio indígena e o potencial do Brasil no mercado agropecuário internacional, são abordados no filme Cortina de Fumaça.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP