O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para discursar no parlamento português no dia da comemoração da Revolução dos Cravinhos, o marco do fim do Estado Novo em Portugal.
Antes de Lula chegar ao parlamento, uma manifestação organizada por portugueses protestava contra a presença do presidente brasileiro devido às acusações de corrupção e a suas declarações pró-invasão russa na Ucrânia.
Os protestos foram organizados pelo deputado André Ventura, líder da oposição ao atual governo do partido socialista de Portugal. Durante a fala de Lula, parte dos parlamentares seguravam placas que diziam “chega de corrupção”, “lugar de ladrão é na prisão”, e bandeiras da Ucrânia como protesto contra as declarações sobre a invasão da Rússia.
Em uma declaração oficial, André Ventura disse:
“A visita do Lula a Portugal teve um impacto de destruição na credibilidade das instituições portuguesas. Já temos de lidar com nossa corrupção endêmica no país, não podemos importar ainda mais, não podemos louvar a corrupção de outros lugares.
Além disso, Lula é amigo dos ditadores comunistas da América do Sul e se recusa a condenar claramente a invasão russa, fazendo negócios e declarações em prol dos invasores”.
Após as vaias de parte dos parlamentares portugueses, o presidente do parlamento pediu para que os protestos cessassem:
“Os senhores deputados que querem permanecer na sessão plenária devem se comportar com urbanidade e cortesia, que é exigida de qualquer representante do povo portugues. Chega de insultos!”.
Após o discurso, parlamentares e outras figuras políticas de Portugal aplaudiram Lula de pé.
“Eu às vezes lamento porque as pessoas quando não tem uma coisa boa para fazer para aparecer, elas fazem essa cena de ridículo”, disse Lula sobre os protestos.
Os protestos em Portugal são uma manifestação da crise política que passa o Brasil e o mundo.
Para entender os atuais problemas políticos que assolam o Brasil e o mundo, a plataforma de assinantes da Brasil Paralelo possui diversos documentários originais e produções estrangeiras premiadas, como:
Rússia Vs. Ucrânia - Putin Vai à Guerra: Como Putin se tornou o homem mais perigoso do mundo? O que o levou a desejar a maior guerra da Europa desde a Segunda Guerra Mundial? Entenda a história de vingança e simbiose entre Rússia e Ucrânia, neste documentário perturbador do diretor Michael Kirk.
Sem Fronteiras: Do tráfico humano no Marrocos a atividades ilegais de ONGs na Grécia, a esse documentário apresenta uma investigação que escancara a crise imigratória na Europa.
Cursos de política: conheça os principais cursos de política disponíveis na plataforma da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP