Uma previsão do governo federal indica que o novo salário mínimo será de R$1.515,00. Mas ainda não existe nenhuma definição.
Antes, é preciso que o cálculo da inflação do ano seja feito. O método avalia o aumento dos preços nos últimos 12 meses, até novembro.
O ajuste do salário mínimo ocorre todo ano e é feito por meio de um decreto assinado pelo presidente da República. Este novo valor entra em vigor a partir de 1º de janeiro. O primeiro pagamento será realizado no dia 1º de fevereiro.
O salário mínimo tem um papel crucial na economia de um país, influenciando diversos aspectos, desde o poder de compra dos trabalhadores até o impulso no crescimento econômico geral.
Por essa razão, segundo um ditado popular: “quando o salário mínimo aumenta, aumenta tudo”.
O salário mínimo no Brasil é baseado em dois componentes principais: a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB).
O INPC é usado para ajustar o salário mínimo de acordo com a inflação, garantindo que o poder de compra dos trabalhadores seja mantido. Para o cálculo do próximo ano, considera-se o INPC acumulado ao longo dos 12 meses até novembro. Atualmente, o governo acredita que esta taxa seja de 4,66%.
Além da correção pela inflação, o cálculo do salário mínimo também leva em conta o crescimento real do PIB dos dois anos anteriores. Isso significa que, para o salário mínimo do ano seguinte, será considerado o crescimento do Produto Interno Bruto de 2023.
A soma desses dois fatores - a inflação medida pelo INPC e o crescimento do PIB - determina o reajuste do salário mínimo. O objetivo é sempre preservar o poder de compra, mas também compartilhar os ganhos econômicos com os trabalhadores.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP