No último sábado (18/03), Donald Trump fez um post na Truth Social, rede social de sua propriedade, afirmando que pode ser preso. O motivo seria as acusações de um suposto suborno que pagou à atriz porno Stormy Daniels, durante as prévias das eleições de 2016, para que ela não falasse sobre um possível caso extraconjugal que os dois tiveram.
Donald Trump negou o pagamento e o caso com Stormy Daniels, afirmando que a investigação tem motivações políticas.
A investigação está ocorrendo em meio à pré-campanha para as eleições presidenciais de 2024. Trump está fazendo campanha eleitoral desde o final das últimas eleições, realizando comícios e investindo em sua rede social independente.
A disputa para representar o Partido Republicano está acirrada. Seu principal oponente é Ron DeSantis, ex-professor universitário e ex-militar, que atualmente é governador da Flórida em seu segundo mandato.
DeSantis é um dos políticos prediletos dos conservadores americanos. Durante seus dois mandatos como governador da Flórida, suas políticas anticomunistas e contrárias à ideologia de gênero lhe fizeram ganhar fama nacional.
Trump afirma que foi responsável pela eleição de DeSantis e o critica constantemente em suas redes sociais pelas possíveis pretensões presidenciais do governador que foi eleito devido ao seu auxílio.
Em meio às lutas para se estabelecer como candidato republicano, o caso de suborno surge como um empecilho para a candidatura de Trump. Segundo o ex-presidente, a atual investigação faz parte de uma tentativa de frear a sua campanha.
Na segunda-feira (20/03), os promotores escutaram as últimas testemunhas no caso contra Trump. O ex-presidente poderia dar sua versão dos fatos em um depoimento, mas ele negou essa opção. Ainda é uma incógnita qual será a decisão dos acusadores, mas o clima na cidade ficou tenso.
O prédio de Trump foi cercado por cercas de metal, bem como o tribunal de Nova York. As autoridades estão alertas para caso manifestantes tomem as ruas para impedir as investigações.
Alguns apoiadores de Trump se manifestaram nas redes sociais pedindo greves em todo o país. Nunca antes na história dos Estados Unidos um ex-presidente foi preso.
Como o caso não tem precedentes, não se sabe como um ex-presidente seria levado para o tribunal. Segundo o ex-promotor federal Renato Mariotti, Trump se apresentaria voluntariamente ao tribunal, teria suas impressões digitais registradas e seria posto em liberdade sob fiança.
O ato ilícito de Trump ainda está sendo investigado. Ele pode incorrer em um crime menor ou um crime maior, que são:
A situação está desfavorável para Trump, uma vez que seu advogado da época, Michael Cohen, foi preso em 2018 após confessar ter realizado o pagamento a mando do ex-presidente.
Ele afirmou que recebeu o dinheiro como honorários advocatícios, pagou a atriz pornô e depois recebeu um reembolso. Michael foi condenado a 3 anos de prisão.
A Brasil Paralelo possui diversos conteúdos para compreender a política internacional. Um deles é a trilogia O Fim Das Nações, um documentário dividido em três episódios para entender o que está acontecendo com os Estados Unidos, a maior potência econômica e social do mundo contemporâneo - toque aqui para saber mais.
Há décadas as relações internacionais são um dos principais focos dos noticiários e de grande parte das políticas públicas. Das disputas políticas de grandes potências a guerras que abalaram o mundo, cada vez mais os acontecimentos políticos externos impactam na adoção de políticas domésticas.
Tais fenômenos são complexos. Por isso, seu devido entendimento deve partir do conhecimento das filosofias políticas que lhes dão sustentação.
O curso Introdução à Política Internacional abarca tanto estas filosofias quanto as primordiais teorias modernas das relações internacionais. O conteúdo pretende fazer o aluno entender os processos de transformação dos métodos diplomáticos dos principais países do mundo, já que elas apontam qual será o futuro cenário da política internacional.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP