Em meio ao caos provocado no Rio Grande do Sul pelas inundações que assolam o estado, uma onda de solidariedade se espalha pelo país. De acordo com relatos de pessoas da região, nunca se viu uma mobilização tão grande da sociedade civil. Igrejas, centros comunitários e até mesmo clubes têm aberto suas portas para abrigar quem perdeu suas casas na inundação.
Em Porto Alegre, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Passo da Areia, disponibilizou seu salão paroquial de forma voluntária para receber quem precisava de um teto.
“A partir do sábado, 27 de abril, surgiu a necessidade de alojar as pessoas que fugiam da água que subia. O que o governo tinha de alojamento já não comportava o número de pessoas precisando de abrigo. Foi quando nosso pároco, padre Aílton, decidiu voluntariamente abrir o nosso salão paroquial como um alojamento.”, relatou o paroquiano Adriano Solfa Júnior em entrevista ao portal Brasil Paralelo.
Solfa Júnior contou que imediatamente começaram a chegar doações de colchões e mantimentos alimentícios. O alojamento da paróquia tem capacidade para 80 pessoas. Ontem (10) pela manhã 55 estavam acolhidas ali.
Além disso, Solfa Junior também revelou que o espaço tem funcionado como um local de passagem, um teto para as pessoas dormirem enquanto não conseguem casas de parentes ou amigos.
“Estamos tentando fazer o melhor ambiente possível para que as pessoas se sintam melhor. O que me chama atenção é a consciência de quem tem outro lugar para ir. Muitos procuram sair de forma rápida justamente para dar espaço a quem não tem parentes ou amigos na região que possam abrigá-los.” - finalizou
Outro exemplo de ajuda civil que está acontecendo de forma voluntária é o do surfista Pedro Scooby. Junto com um grupo de surfistas e amigos, o esportista tem percorrido as regiões alagadas de Porto Alegre tentando convencer quem ainda está em casa a sair e resgatando pessoas ilhadas.
Em um vídeo em sua rede social, Scooby mostrou como está a situação em alguns locais. Na legenda, relatou um misto de sentimentos.
“Triste em ver tudo isso, mas leve por estar aqui fazendo minha parte”, desabafou.
O grupo de Scooby prolongou sua permanência na região, após a defesa civil ter realizado um alerta de fortes chuvas.
“Podem precisar da gente”, declarou em sua rede social.
Os cidadãos se mobilizam de várias formas. Na arrecadação de doações, vários famosos têm se engajado para levar ajuda a quem precisa.
É o caso do gaúcho Badin Colono. O humorista é um dos muitos que se empenhado para levar doações ao Rio Grande do Sul. Em uma vakinha organizada em seu instagram, Colono já arrecadou mais de R$69 milhões de reais.
“Estamos fazendo de tudo, nosso máximo dos máximos. Tentando agradar a todos, e não errar”, afirmou o humorista, em sua rede social.
De todo o valor arrecadado, Colono prestou contas de que, até o dia 11 de maio, já havia repassado R$15.278.804,58. Disponibilizou também, em seu perfil no Instagram, um link para uma planilha com os dados sobre o dinheiro transferido e instituições favorecidas.
O nível da tragédia é alarmante, e até mesmo pessoas com relevância internacional têm usado seu alcance para contar ao mundo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
A top model Gisele Bundchen postou em seu Instagram um vídeo em que relata a situação e pede auxílio ao mundo.
“Meu estado natal, o Rio Grande do Sul, no Brasil, enfrenta a pior tragédia da sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. As pessoas não estão apenas perdendo suas casas ou seus empregos, eles estão perdendo tudo”, disse no vídeo, gravado em inglês para que mais pessoas estrangeiras pudessem prestar atenção à situação.
A modelo relatou a grave falta de água potável e de luz, e que as pessoas estão “ilhadas”, em decorrência das chuvas. Gisele finalizou a gravação pedindo doações para as vítimas. Nos comentários da publicação, ela escreveu que o Luz Alliance Fund, da BrazilFoundation, do qual é embaixadora, está recebendo donativos de quem é de fora do Brasil.
O que fazer em caso de emergência
Voltou a chover nas regiões já inundadas. Se você estiver em perigo, ligue imediatamente para os serviços oficiais através dos telefones: 190 (disque emergência) ou 193 (bombeiros).
Sua vida é muito importante, peça ajuda!
Sabemos que cada um de nós gostaria de ajudar. Para quem está distante isso pode ser feito através de doações.
Caso queira ajudar financeiramente, algumas instituições da nossa confiança estão fazendo ações de recolhimento dessas doações. São elas:
- Banco de Alimentos (pix 04580781000191);
- Instituto Floresta (pix 27631481000190); https://www.sosvale.com.br
- Federasul (pix sosrs@federasul.com.br)
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP