Na quarta-feira, 03 de abril de 2024, o jornalista Michael Shellenberger declarou que o Supremo Tribunal Federal exigiu que a rede social X entregasse dados de usuários que seguiam determinadas hashtags e perfis.
Shellenberger também afirmou haver uma ordem do ministro Alexandre de Morais para que “Às 18h52, horário de São Paulo, a corporação X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que um tribunal brasileiro a forçou a “bloquear certas contas populares no Brasil”.
Após tais denúncias o proprietário da plataforma, Elon Musk, respondeu a uma postagem de Alexandre de Moraes no X com a seguinte pergunta: “ Por que tanta censura no Brasil?”
Foi o início do embate entre o ministro da Suprema Corte Brasileira e o bilionário e dono da rede social X, algo que já dura quase uma semana.
Comentando a denúncia do jornalista em expor as supostas exigências de Moraes à rede X, o deputado federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança declarou no último programa “Cartas na Mesa”, da Brasil Paralelo:
“Tudo isso veio à tona porque um repórter americano fez uma denúncia, abriu os arquivos do twitter, demonstrou que houve interferência do judiciário na plataforma.” disse Bragança durante a entrevista.
Orleans Bragança também elogiou o jornalista Michael Shallenberger e disse que se não fosse o repórter a opinião pública mundial não estaria se atentando para o que está acontecendo com as redes sociais no Brasil.
O deputado ainda salientou que se não fosse a denúncia de Shallenberger “a nossa opinião pública aqui estaria compartimentalizada numa bolha e ninguém estaria acreditando no que nós estamos aqui falando, isso não é de hoje.”
Sobre as alegações de que Musk estaria atacando a soberania nacional, o deputado ponderou:
“Vou deixar bem claro aqui que não é um ataque da direita contra a nossa soberania, nosso sistema judiciário. Muito pelo contrário, isso foi uma reação a uma interferência clara que houve do judiciário. [...] Essa denúncia gerou todos esses desdobramentos.
Concluindo seu comentário sobre o assunto, Luiz Phillipe disse:
“Infelizmente, e ao mesmo tempo é feliz, o fato de que isso está sendo trazido à tona por um repórter americano a todo conhecimento da opinião pública mundial. Porque agora a opinião pública mundial está em sintonia com a opinião pública brasileira.
Você pode conferir na íntegra os comentários do deputado assistindo ao programa Cartas na Mesa do dia 08 de abril. Clique no link abaixo e assista gratuitamente:
Quem é Michael Shellenberger?
O jornalista norte-americano Michael Shellenberger tem 52 anos. Segundo seu currículo, disponível no site do congresso americano, Shellenberger estudou antropologia cultural na Universidade da Califórnia, turma de 1996, e é Presidente Fundador da Environmental Progress.
A organização, segundo seu próprio site, em tradução livre, “tem a missão de alcançar a natureza, a paz e a prosperidade para todos, acredita que todos têm direito a energia acessível, a um planeta saudável e a ambientes urbanos que permitam aos cidadãos prosperar.”
“A nossa estratégia tem sido organizar movimentos de base para defender estes direitos e financiar pesquisas sobre a razão pela qual estão ameaçados” , complementa o texto que descreve a organização.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP