O papa Francisco defendeu a vida desde a concepção em sua primeira homilia do ano. No dia 1º de janeiro de 2025, Francisco celebrou a Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus na Basílica de São Pedro, onde defendeu a proteção da vida desde a concepção.
"Faço um apelo por um compromisso firme em promover o respeito pela dignidade da vida humana, desde a concepção até a morte natural, para que cada pessoa possa amar sua vida e olhar para o futuro com esperança."
Francisco falou ainda do presépio como um símbolo para os dias atuais, exemplificando como Maria e José acolheram a vida de Jesus independente de suas circunstâncias enquanto pais.
"O presépio nos ensina a simplicidade e a beleza do gesto de acolher a vida, como Maria e José acolheram Jesus, vulnerável e pequeno".
Desde o ano passado, Francisco intensificou sua defesa pública da vida. Em abril, o papa publicou a encíclica Dignitas Infinita, sobre a dignidade humana.
No texto, ele afirma que cada ser humano possui dignidade desde o momento em que é concebido. Ele relembrou palavras do papa São João Paulo II, que chamava o aborto de “um crime grave e deplorável”.
Francisco disse ainda que “quando as pessoas acham que o aborto é normal, quando ele se torna comum no dia a dia e até quando as leis o permitem, isso mostra que estamos enfrentando um grande problema”.
O texto reitera que é preciso “chamar as coisas do que elas são”, não mudando a forma de nomear algo sério para atenuar sua gravidade.
“Talvez esse fenômeno linguístico seja em si mesmo um sintoma de um incômodo de consciência. Mas nenhuma palavra tem o poder de mudar a realidade das coisas: o aborto provocado é o assassinato deliberado e direto, por quaisquer meios que seja realizado, de um ser humano na fase inicial de sua existência, que se estende da concepção ao nascimento”.
Em setembro, o papa novamente rejeitou o aborto. Dentro do avião que o levava de volta à Roma após uma visita à Bélgica, ele falou com jornalistas.
Francisco foi firme ao lembrar que no primeiro mês de gestação, o feto já tem todos os seus órgãos formados. Ele disse:
“Assassina-se um ser humano. E os médicos que fazem isso são, permita-me a palavra, assassinos. São assassinos. E sobre isso não se pode discutir. Assassina-se uma vida humana”.
Durante sua visita ao país, ele destacou a luta do rei Balduíno contra o aborto. O monarca se licenciou do cargo para não assinar a legalização do aborto, aprovada em 1992.
Segundo o portal Canção Nova, a vida de Balduíno está sendo analisada para que ele seja santificado.
Em novembro, o papa reforçou sua posição sobre o tema. Em uma mensagem enviada aos participantes do encontro “Bem comum: Teoria e Prática, realizado no Vaticano, ele disse que a defesa da vida não pode ser relativizada:
“Uma defesa da vida que se limite apenas a alguns aspectos ou momentos, e que não tenha em conta de forma integral todas as dimensões existenciais, sociais e culturais, corre o risco de ser ineficaz e pode cair na tentação de uma abordagem ideológica, em que se defendem mais princípios abstratos do que pessoas reais”.
Nos últimos meses, o Papa Francisco reafirmou sua posição em defesa da vida desde a concepção até a morte natural.
Através de homilias, encíclicas e declarações públicas, o pontífice pediu que a vida seja defendida integralmente e em todas as suas dimensões.
Francisco também abordou questões contemporâneas, como a atenuação linguística do termo "aborto".
Essa manipulação da linguagem científica pode inclusive embasar decisões equivocadas de muitas pessoas. Pensando que está tomando as melhores decisões a partir de fatos comprovados, o ser humano pode minimizar questões que irão levá-lo à sua destruição.
Esse é o caso de Pedro, protagonista de Oficina do Diabo. O primeiro filme de ficção da Brasil Paralelo mostra como um jovem demônio tenta capturar a alma de Pedro.
Para isso, ele manipula seu entendimento sobre o mundo. A narrativa mostra como detalhes aparentemente pequenos podem escalar até destruírem a vida de uma pessoa.
O filme será lançado no dia 16 de janeiro, exclusivamente na BP Select, plataforma de streaming da Brasil Paralelo.
Quero assistir ao evento de lançamento.
Abaixo, veja o trailer oficial:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP