O Papa Francisco foi levado ao hospital na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro. Segundo o Vaticano, ele irá realizar exames e continuar seu tratamento para bronquite, após apresentar dificuldades para falar em reuniões realizadas nesta manhã.
Francisco está com bronquite e vai faltar a vários eventos públicos planejados nos próximos três dias:
"Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para realizar alguns exames diagnósticos necessários para dar continuidade ao seu tratamento de bronquite, que ainda está em andamento, em ambiente hospitalar".
Informações imparciais e de credibilidade são fundamentais para a melhor tomada de decisões. Com o objetivo de que você tenha acesso às melhores informações, a Brasil Paralelo criou o Reumo BP. Tenha acesso a informações diárias em seu email, sem pagar nada por isso.
O papa sofre de bronquite há mais de uma semana e apresentou dificuldades para realizar um discurso há mais de uma semana. Os problemas respiratórios fizeram com que ele precisasse da ajuda de seus assistentes três vezes para conduzir a homilia.
O líder desenvolveu uma bronquite grave em dezembro de 2023 e precisou ser hospitalizado durante três dias. Francisco passou nove dias lá em junho de 2023, quando foi submetido a uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal.
Francisco não participará da missa na Basílica de São Pedro no domingo, informou o Vaticano mais tarde. Também informaram que outros dois compromissos foram cancelados: uma audiência pública planejada para sábado e uma visita na segunda-feira aos famosos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, foram canceladas.
Francisco assumiu o pontificado em 2013, teve gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos. O papa também sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando queixo em dezembro e o braço em janeiro.
Quando jovem, ele desenvolveu um caso de pleurisia e teve parte de um dos pulmões removido, e, recentemente, ele tem sido propenso a infecções pulmonares.
No início deste mês, Francisco disse aos peregrinos em uma audiência semanal que estava sofrendo de um "forte resfriado". Posteriormente, o Vaticano o descreveu como bronquite.
O papa teve várias reuniões na sexta-feira antes de ir para o hospital. Uma foi com Mark Thompson, CEO do canal de notícias CNN. O papa estava "mentalmente alerta, mas lutando para falar por longos períodos devido a dificuldades respiratórias", informou a CNN.
Reuniu-se também com Robert Fico, com o cardeal Luis Tagle, alto funcionário do Vaticano, e com um grupo filantrópico católico sediado em Porto Rico.
O hospital onde Francisco está internado, o Gemelli de Roma, é o maior da cidade e possui uma suíte especial para tratar papas.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP