Há uma semana (02/04), faleceu o homem mais velho do mundo segundo o Guinness World Records. Juan Vicente Pérez Mora viveu 114 anos, deixando 82 descendentes e diversas realizações ao longo de sua vida.
Quando Juan tinha 112 anos, sua filha Nelyda Perez disse:
“Meu pai goza de muito boa saúde. Ele não sofre de nenhuma doença que requeira tratamento médico”.
A matéria do Guiness destacou que, aos 112 anos de idade, sua memória era ótima e sua saúde excepcional. Ele lembrava da sua infância, do seu casamento, do nome de seus descendentes e interagia com seus próximos com muita alegria e lucidez.
Conheça um pouco mais de sua história e veja as dicas de Juan para viver uma vida longa e feliz.
Juan nasceu no povoado rural venezuelano do Cobre, capital do município José María Vargas, do estado Táchira. Era filho de Edelmira Mora e Euquitio Pérez, o caçula de oito irmãos.
Em 1913, mudou-se com sua família à localidade andina de San José de Bolívar e tornou-se agricultor do local. Segundo o Guiness:
"Aos cinco anos, começou a trabalhar com seu pai e seus irmãos na agricultura, ajudando na colheita de cana-de-açúcar e café".
Em uma conversa com sua filha, Juan disse que só frequentou a escola por 5 meses durante seus 10 anos de idade. Sua professora ficou doente durante o período letivo, não conseguindo lecionar.
Para educá-lo, ela lhe deu um livro que continha lições escolares básicas. Ele se lembrou da professora Carmem com emoção em um vídeo gravado pela filha, dizendo que gostava muito dela.
Em 1948, Juan se tornou delegado da cidade Caricuena, permanecendo no cargo por 10 anos.
Aos 28 anos, Juan se casou com Ediofina do Rosario García, que faleceu em 1998 à idade de 81 anos. O casal teve 11 filhos, 18 netos, 41 bisnetos e 12 tataranetos, totalizando 82 descendentes de Juan até o momento.
Sua vida foi marcada por uma profunda devoção à família, à religião católica e ao trabalho, como ele destacou em entrevista ao Guiness, afirmando que queria ser lembrado por essas características.
Sua primeira foto foi tirada aos seus 51 anos de idade. Durante sua vida, Juan viu o surgimento da televisão e internet, participando da transição de uma sociedade rural para uma sociedade urbana na América Latina.
Ele também presenciou a transição da Venezuela de um país livre para uma ditadura comunista.
Durante sua velhice, viveu uma vida alegre com seus familiares e amigos. Segundo seu sobrinho Fredy Abreu:
"Meu tio Vicente transmite muita paz, tranquilidade e irradia muita alegria. É uma pessoa que tem muito a dar. Gosta do básico da vida e é muito grato a Deus. Sua família é seu apoio".
Juan era querido por muitos, tendo recebido em vida homenagens do governo local e de instituições internacionais, como o Guiness e a Fundação Gerontology Research Group de Los Angeles, Estados Unidos.
Em entrevista ao Guinness World Records, Juan compartilhou o segredo de sua longevidade em 5 pontos:
Em sua rotina, Juan rezava dois terços por dia. A matéria oficial sobre seu recorde de idade afirmava:
"Suas paixões eram construir um relacionamento forte com o Senhor e sua família".
Para ele, um dos segredos é beber todos os dias, mas não muito. Vivendo esses 5 pontos, Juan construiu uma vida que reverberou internacionalmente.
O governador da sua região na Venezuela lembrou de Juan com alegria, afirmando que ele era “humilde, trabalhador, pacífico, entusiasta da família e da tradição” em uma homenagem pública.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP