Ao falar sobre os motivos para se assistir O Silêncio dos Inocentes, Victor Lucius, editor-chefe do Portal da BP, afirma:
"Silêncio dos Inocentes não é o filme que parece ser. Se você já assistiu, quero de forma ousada dizer que você não assistiu o filme mesmo tendo visto; e se você vai assistir, devo te avisar que você vai ver um filme e depois vai descobrir que ele é um outro filme devido a riqueza de simbolismos que está presente nele".
A análise foi feita com base em um ensaio de mais 100 páginas do professor Olavo de Carvalho sobre o filme. Saiba mais sobre o filme e veja como assisti-lo ainda hoje.
Silêncio dos Inocentes foi o vencedor de mais de 5 Oscars na premiação de 1992, tornando-se um dos filmes mais aclamados e premiados do cinema moderno. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Thomas Harris.
Sua fama se deu por diversos motivos, tanto pelas atuações marcantes de Anthony Hopkins e Jodie Foster, quanto pelo entretenimento gerado pelo terror imersivo e aterrorizante.
Contudo, para o professor Olavo de Carvalho, a qualidade do filme vai além dos prazeres audiovisuais:
"Como toda grande arte, este filme desencadeia consequências que se prolongam para muito além do gozo estético imediato, e reverberam em benefícios psicológicos de longa duração.
Nunca, desde 'M, o Vampiro de Düsseldorf', de Fritz Lang, ou 'Vergonha', de Ingmar Bergman, esteve o cinema tão perto de realizar um intuito equiparável ao da tragédia grega, que, nas palavras de Aristóteles, era o de inspirar "terror e piedade", ou, mais precisamente, a piedade por meio do terror: purificar a alma do homem e incliná-lo ao bem pela visão do absurdo e do mal inerentes à ordem cósmica".
Para Victor Lucius:
"Não é somente um suspense, não é somente uma investigação policial, não é somente um thriller psicológico. O filme tem uma riqueza que consegue atingir a universalidade da natureza humana, justamente por causa da abrangência do seu próprio tema.
É sobre isso que nós vamos conversar na análise. Tenho certeza que com a ajuda do professor Olavo de Carvalho todos nós poderemos tirar grandes lições para nossas vidas".
Clarice Starling é uma talentosa psicóloga e criminologista que ingressou no FBI há pouco tempo devido a sua admiração pelo trabalho de Jack Crawford.
A jovem agente consegue trabalhar no departamento de Jack, que logo de início lhe fornece uma das missões mais desafiadoras de seu departamento: traçar um perfil psicológico de Hannibal Lecter, um psiquiatra canibal tido como um gênio do mal.
Os avisos de perigo a Clarice não foram suficientes: a genialidade de Hannibal Lecter faz com que os dramas pessoas da agente e o caso de um serial killer a solta se misturem, ganhando comoção nacional quando o maníaco Buffalo Bill sequestra a filha da senadora Ruth Martin.
O único elemento de ligação entre as vítimas de Buffalo é apenas uma pista inusitada: casulos de uma mariposa tropical inseridos na garganta das vítimas.
As circunstâncias fazem com que Clarice tenha que trabalhar com o psiquiatra genial e maníaco para salvar a filha do senador, precisando extrapolar suas obrigações profissionais ao lidar com os enigmas elaborados por Hannibal Lecter.
O streaming da Brasil Paralelo é o único que possui análises exclusivas de cada filme. Além de apertar o play sem medo devido a qualidade do conteúdo, os assinantes da Brasil Paralelo não precisam temer a perda de elementos essenciais dos filmes.
Para a análise de O Silêncio dos Inocentes, o editor-chefe do Portal da Brasil Paralelo foi convidado. Victor Lucius, formado em Filosofia pela UFMG, utilizou a obra Dialética e Simbolismo de Olavo de Carvalho para captar o que há de mais profundo no filme que acabou de chegar no streaming da BP.
O livro dedica mais de 100 páginas a O Silêncio dos Inocentes, levando a mais de 42 minutos de análise na plataforma de assinantes da BP.
A avaliação do público e da crítica é de 95% no site Rotten Tomatoes. A qualidade do suspense e os momentos de terror são destacados como exemplos do que o cinema pode oferecer em termos de entretenimento.
Na análise do streaming da Brasil Paralelo, Victor Lucius traz alguns elementos centrais que fazem o filme ter alcançado um nível de experiência universal humana. Para não dar spoiler do filme, apenas alguns trechos da análise serão selecionados. Confira:
"Mais do que a luta entre a polícia e o bandido, o FBI e um serial killer, O Silêncio dos Inocentes apresenta a disputa universal do ser humano e da astúcia do próprio demônio".
Os agentes do FBI e os psiquiatras deixam claro:
"Não fale sobre sua vida pessoal para Hannibal, você não vai querer que ele entre na sua cabeça".
As tentações de Hannibal fizeram até mesmo que um personagem se suicidasse. Para Clarice alcançar seus objetivos, ela precisa lutar contra Hannibal e contra si mesma, caso contrário, o psiquiatra canibal conseguirá usar seus maiores traumas para destruí-la - como ele já fez com outras pessoas.
Assim como Sócrates, Clarice tem que enfrentar as trevas, a mentira e a loucura sem ceder a nenhum desses elementos. Lecter tenta entrar em sua mente constantemente, de forma que apenas um grande heroísmo de Clarice fará com que ela cumpra sua missão.
Esses e outros motivos levam o filme a tocar o coração de cada espectador, como comentou o professor Olavo de Carvalho.
Victor Lucius ainda aborda diversos outros significados e símbolos de O Silêncio dos Inocentes, mas eles precisam ser analisados após assistir o filme para não gerar spoilers.
Isso tudo levou o filme a receber muitos dos maiores prêmios possíveis.
O elenco e a equipe premiada do filme não poderiam gerar outro resultado. Jodie Foster (Clarice Starling) e Anthony Hopkins (Hannibal Lecter) já tinham ganhado Oscars. Suas atuações de destaque em O Silêncio dos Inocentes fizeram com que eles vencessem novamente um dos prêmios máximos do cinema.
Outro ator de destaque é Scott Glenn (Jack Crawford), que atuou em Apocalypse Now, Poder Absoluto - produção de Clint Eastwood -, e O Ultimato Bourne.
Howard Shore foi o escolhido para criar a trilha sonora de O Silêncio dos Inocentes. Howard é conhecido como um dos principais compositores do cinema moderno, tendo criado as trilhas sonoras de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, ambos adaptações de obras de J.R.R. Tolkien, e A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, além de ter trabalhado em outras grandes produções.
A trilha sonora de O Silêncio dos Inocentes é um dos fatores que imortalizaram o filme no imaginário internacional.
Com todo esse elenco e produção, O Silêncio dos Inocentes venceu:
Você pode assistir O Silêncio dos Inocentes ainda hoje - logo após assinar a Brasil Paralelo seu acesso é desbloqueado. Além de O Silêncio dos Inocentes, você ainda terá acesso a:
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP