A posse de Trump hoje ao meio dia em Washington. No Brasil, às 14h. Convidados de todo o mundo estarão presentes representando o movimento no qual Trump se destaca, nomes conservadores.
A transmissão pode ser assistida online por canais de emissoras americanas, como Fox News, CNN e ABC.
Entre os principais convidados estão:
O governo brasileiro não enviará representante. Com a negativa de devolução do passaporte de Jair Bolsonaro, a direita brasileira será representada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL-RJ).
A posse de Trump marca uma nova era na política americana, que influencia todo o mundo ocidental. Há pelo menos 200 anos, o país atua como líder mundial, influenciando políticas e cultura no globo.
No entanto, essa liderança foi ameaçada nos últimos anos. Desde a Guerra Fria, a influência da China tem crescido consideravelmente. Isso levanta a dúvida se o mundo estaria caminhando para uma nova liderança.
Em busca de respostas, a Brasil Paralelo decidiu investigar o que está acontecendo. O resultado foi compilado no terceiro episódio de Fim das Nações. A nova Guerra Fria explora como e porque uma eventual liderança chinesa pode mudar a sociedade ocidental.
Assista gratuitamente.
De acordo com a revista TIME, Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg estarão lado a lado na posse de Trump. Os três terão um lugar de honra no mesmo palanque em que estarão Trump, sua esposa Melânia, e seus cinco filhos, Donald Jr, Ivanka, Eric, Tiffany e Baron.
“Não é nenhuma surpresa que Musk , o dono do X e CEO da Tesla e da SpaceX que doou mais de um quarto de bilhão de dólares em fundos de campanha para ajudar a eleger Trump, seria convidado para a posse. Musk permaneceu ao lado de Trump após fazer campanha com ele e foi escolhido por Trump para co-liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental”, escreveu a revista na última sexta-feira (17).
Shou Zi Chew, o CEO do TikTok, também planeja comparecer à posse de Trump. Segundo a TIME, ele também teria sido convidado a se sentar no mesmo palanque que outros executivos de tecnologia.
O convite acontece em meio ao banimento da rede social do país por conta de uma nova lei. O TokTok chegou a sair ontem (19), mas voltou ao ar pouco depois.
Outros executivos de grandes empresas de tecnologia que podem estar presentes são Sam Altman, CEO da OpenAI ; Sundar Pichai, CEO do Google; Tim Cook , CEO da Apple; e Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
O presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris foram confirmados na posse de Trump. A presença dos dois era uma dúvida, especialmente porque Trump não compareceu à posse de Joe Biden em 2021.
Na época, Trump alegava que a eleição de Biden teve indícios não investigados de fraude. Por isso, preferiu seguir direto para sua casa na Flórida.
Além deles, os ex-presidentes Barack Obama, George W Bush e Bill Clinton também estarão na cerimônia. Entre as ex-primeiras-damas, apenas Michelle Obama anunciou que não irá.
A posse de Trump é o evento mais esperado dos últimos tempos, marcando uma possível mudança no cenário global. Antes mesmo dela, o presidente-eleito já conseguiu uma vitória significativa com o cessar-fogo em Gaza.
Saiba tudo sobre a posse de Donald Trump com uma curadoria livre de viés ideológico. Inscreva-se gratuitamente no Resumo BP e seja informado diariamente das principais notícias da Brasil Paralelo. Quero me informar pelo resumo BP
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP