Em entrevista ao Portal da Brasil Paralelo, o apresentador do programa Rasta News, João Nogueira, o Rasta, fala das suas melhores experiências durante a gravação da série Brasil Raiz.
O apresentador contou à BP qual cidade brasileira ele escolheria para morar, qual delas tem a beleza natural de tirar o fôlego e onde vive o povo mais acolhedor do país.
O Rasta também explica melhor suas origens de Pernambuco e do Rio Grande do Sul e revela qual dos dois estados tem o seu coração.
BP: Quais foram as histórias mais surpreendentes que você se deparou na gravação de Brasil Raiz?
Rasta: Guilherme e eu estávamos bêbados andando pelas ruas de Ouro Preto. Era domingo, dia de missa, e descobrimos que uma das igrejas mais lindas da cidade estava fechada há 9 anos. Ficamos do lado de fora, espantados com aquilo. De repente, nos deparamos com Dona Deolinda.
A velhinha estava rodeada de cachorros e cuidando com muito apreço do jardim da igreja. Foi um encontro completamente inesperado e a história dela nos surpreendeu.
Também sou fã absoluto de Edmilson, do restaurante da Mira. O espaço era da mãe dele, que faleceu. Edmilson continuou carregando a tocha dela. O restaurante tem clientes muito fiéis, mesmo sem placa indicando onde fica ou redes sociais para se promover. Só os que já estiveram no local sabem o que acontece lá.
BP: Muitos dos teus fãs na BP não sabiam que, além de raízes pernambucanas, você também tem raízes riograndenses. Com qual cultura você mais se identifica?
Rasta: Eu gosto do churrasco gaúcho, mas sou pernambucano, pois me criei em Pernambuco. Quando vou ao Rio Grande do Sul, tenho uma memória afetiva muito boa das coisas e do lugar, mas quando vou a Porto Alegre, me sinto muito fora do meu ambiente - e o porto-alegrense tem um jeito especial de fazer você se sentir mesmo muito fora do ambiente (risos).
Minha mãe é gaúcha, mas do interior. O povo do interior é uma coisa distinta, como a gente viu na série o encontro com Mano Lima e também o Rafael Brodbeck. O Brodbeck é, inclusive, um cara tão incrível, que não sei nem como ele fala comigo (risos).
A cordialidade do homem do campo é algo muito especial. É um povo muito acolhedor.
BP: Dos lugares que você visitou para a gravação da série, qual é o mais bonito/acolhedor e que pretende voltar?
Rasta: Ouro Preto, que é um lugar onde eu nunca tinha ido e onde eu poderia morar. Eu acho que as pessoas deveriam morar daquele jeito ali, ter uma vida tranquila.
O Rio de Janeiro é uma das minhas paisagens favoritas no Brasil, pela beleza natural.
Quanto a Manaus, eu não sabia o que esperar de lá. Mas quem esteve por lá me avisou: `Rasta, é um lugar mágico'. E é realmente incrível.
BP: Você sentiu durante as viagens que ainda conhecia pouco do Brasil?
Rasta: Sim! Eu não conheço quase nada! Eu saia andando e me sentindo um ignorante em meu próprio país. Conheci pessoas e povos distintos que eu nem imaginava encontrar.
No Recife a gente fala "Pernambuco é o meu país", porque a gente que vive lá acaba tendo aquele ambiente como referência.
Mas depois que conhece o povo mineiro ou o manauara, principalmente, você vê que eles também têm um pouco disso, de achar que o lugar deles é o país deles, pois sentem muito orgulho da sua cultura.
BP: Brasil Raiz irá despertar no brasileiro o desejo de conhecer mais do seu país?
Rasta: Com certeza as pessoas vão querer ir aos lugares que apresentamos na série. Estivemos em cidades muito bonitas, com histórias surpreendentes e um povo que tem muito a nos ensinar. Eu já quero voltar e levar meus amigos para vários lugares especiais. O Brasil é lindo e surpreendente!
Dividido em cinco episódios, Brasil Raiz percorre o país para mostrar histórias de um Brasil ainda pouco explorado.
O programa Brasil Raiz promove uma imersão profunda na história e na cultura do país, além de exaltar a beleza e a diversidade das regiões do Brasil.
Clique neste link e assista agora a todos os episódios no streaming da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP