Dono de uma das vozes mais icônicas do Brasil, Márcio Seixas dublou personagens como Batman, James Bond e dezenas de astros de Hollywood, como Clint Eastwood e Morgan Freeman. O dublador também gravou a vinheta mais famosa do país, "versão brasileira, Herbert Richers".
Seixas emprestou sua voz à campanha de lançamento da série Brasil Raiz, estrelada por João Nogueira, o Rasta, do programa Rasta News.
Em visita à sede da BP, em São Paulo, o dublador concedeu entrevista ao Portal Brasil Paralelo. Seixas falou sobre os personagens que mais gostou de fazer e os maiores legados de sua carreira.
BP: Como conheceu a Brasil Paralelo?
Márcio Seixas: A Brasil Paralelo colocou os olhos em mim e me chamou para narrar a campanha de abertura da série Brasil Raiz. Um dos meus filhos viu o trailer e disse: "Pai, o que está acontecendo? Eu ouvi sua voz na Brasil Paralelo!". Fiquei animado com a reação dele!
Vi em seguida os textos da BP e fiquei muito curioso e muito entusiasmado. Eu falei: esta proposta só pode ter saído de cabeças muito jovens, criativas e empreendedoras. E agora estou aqui, conhecendo todo mundo e envaidecido pela acolhida que eu tive. Vocês abriram os braços e o coração para mim.
BP: Como começou sua carreira como dublador?
MS: Trabalhei a vida inteira como dublador, desde 1974. Saí de Belo Horizonte, me apresentei à empresa Herbert Richers e passei numa seleção de estágio. Permaneci como dublador e apresentador na empresa por 24 anos.
BP: Sua carreira foi consolidada com alguns dos maiores personagens da história do cinema. Qual deles considera mais importante?
MS: O Batman Animated foi um trabalho espetacular; foi feito 20 anos atrás, mas até hoje me enche de emoção. A abordagem das pessoas quando reconhecem em mim a voz do Batman é algo extraordinário, pois elas expressam muito carinho, muita emoção e até me abraçam!
Como pode um desenho, uma ficção, criar um laço afetivo tão grande no imaginário das pessoas? Os meus netos também adoram o vovô Batman! Isso é muito emocionante para mim. Por essas razões, o Batman está bem acima de todos os trabalhos que fiz. Este é o grande legado da minha vida de dublador.
BP: Qual foi o trabalho mais desafiador da sua carreira?
MS: A dublagem mais difícil foi o computador HAL, personagem do filme “2001, Uma Odisséia no Espaço”, do Stanley Kubrick.
Quando eu comecei a dublar o primeiro take, o diretor percebeu algo errado e me repreendeu: "Você acha que está boa mesmo essa gravação?" Respondi: sim, está tudo certo. Ele retrucou: "Você está respirando enquanto fala, criatura! Computador não respira, não tem pulmão! Meu desafio então foi controlar a respiração enquanto falava. Do ponto de vista físico, foi bem difícil.
BP: O dublador precisa captar os sentimentos dos personagens com maestria. Em qual dublagem você mais sentiu essa carga emocional?
MS: Dublar o ator Charlton Heston, em Ben Hur, foi um trabalho muito profundo, que mexeu comigo. As falas e as expressões faciais do ator enquanto ele procurava pela mãe no leprosário foram episódios que me marcaram mais que qualquer outro. Eu realmente captei a essência e o sentimento daquela história.
Márcio Seixas foi a voz da campanha de lançamento da série Brasil Raiz, uma série Original BP que percorre o país em busca das melhores histórias, personagens e paisagens.
Estrelada por João Nogueira, o Rasta, do programa Rasta News, Brasil Raiz já está disponível no streaming da BP.
Clique neste link e desbrave o país nos cinco episódios da nova série.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP