A polícia civil de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a prisão de uma mulher suspeita de liderar um grupo criminoso atuante na região do Itaim Bibi, localizada na Zona Sul da capital paulista.
O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelou que Suedna Barbosa Carneiro, é suspeita de liderar o grupo responsável pelo homicídio do ciclista Vitor Medrado.
Suedna, de 41 anos, é conhecida como “mainha do crime”.
O homicídio ocorreu durante um assalto na quinta-feira passada, 13 de fevereiro, nas proximidades do Parque do Povo. Além disso, a dupla também é investigada por atirar em um motociclista após uma tentativa de assalto no Brooklin, também em São Paulo.
De acordo com Guilherme Derrite, apesar da prisão, as autoridades ainda não identificaram os dois indivíduos que efetuaram os disparos contra Medrado.
A operação que resultou na detenção da suspeita foi realizada em Paraisópolis, também na Zona Sul da capital paulista. Durante a ação, os agentes apreenderam diversos documentos, armas, mochilas de entrega e capacetes.
Também foram encontrados equipamentos eletrônicos que serão submetidos à análise pericial.
O objetivo da investigação é estabelecer possíveis conexões com o ataque ao ciclista e identificar outros delitos cometidos pela organização.
De acordo com a CNN, Suedna foi presa em março de 2022 sob a mesma acusação de fornecimento de armas para criminosos cometerem assaltos.
Derrite afirmou que a "mainha do crime" apoiava as atividades criminosas em São Paulo, financiando criminosos que atuavam não apenas no Itaim, mas em diversas áreas da cidade.
“Ela fomentava não só esses criminosos que assassinaram o Vitor, mas outros assaltos em toda a região. E o que comprova isso são as apreensões realizadas na data de hoje: três armas de fogo, celulares, várias bags, que são utilizadas por aqueles que se passam por falsos entregadores de aplicativo”.
Na manhã do dia 13 de fevereiro, São Paulo foi palco de um trágico evento que chocou a comunidade local e os amantes do ciclismo.
Vitor Medrado, um respeitado ciclista e professor de 46 anos, foi vítima de um latrocínio brutal no coração de um dos bairros mais nobres da cidade.
Entenda o crime em detalhes nesta reportagem da Brasil Paralelo.
Por volta das 6h12, Medrado estava momentaneamente parado na rua Brigadeiro Haroldo Veloso, no Itaim Bibi, quando foi abordado por dois criminosos em uma motocicleta. Sem chance de defesa, Medrado foi alvejado no pescoço por um dos assaltantes antes mesmo que este descesse da garupa. Após o disparo, os criminosos roubaram o celular da vítima e fugiram rapidamente.
O crime foi capturado por câmeras de segurança locais, e o vídeo se espalhou rapidamente pelas redes sociais, causando indignação generalizada. Apesar dos esforços para salvar sua vida, Medrado foi levado ao Hospital das Clínicas, onde infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
Este incidente não apenas tirou a vida de um atleta dedicado, mas também expôs a crescente preocupação com a segurança pública em São Paulo. O Itaim Bibi, conhecido por ser uma das áreas mais valorizadas da cidade, com o metro quadrado mais caro, tornou-se cenário de um crime que desafia a percepção de segurança dos moradores locais.
A morte de Medrado ocorre em um contexto de aumento da criminalidade relacionada a roubos de dispositivos eletrônicos. Segundo dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o crime organizado obteve um lucro alarmante de R$186 bilhões com golpes virtuais e furtos de celulares entre julho de 2023 e julho de 2024, superando em muito os ganhos com o tráfico de drogas.
Este trágico evento reacendeu o debate sobre a segurança pública na maior cidade do Brasil. Uma pesquisa do DataFolha em 2024 já havia indicado que a segurança era a principal preocupação dos paulistanos, com 23% dos entrevistados citando-a como o problema mais grave da cidade.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP