Lula realizou um procedimento cirúrgico na manhã de hoje,12 de novembro. Os médicos realizaram uma embolização da artéria meníngea média, que é uma espécie de cateterismo cerebral. A intenção é minimizar os riscos de novos sangramentos.
A intervenção durou pouco mais de meia hora e começou por volta das 7h20. Em entrevista coletiva às 8h da manhã, o Dr Roberto Kalil afirmou que Lula está acordado e conversando. Segundo o médico, a cirurgia “foi um sucesso”.
“Ele já está acordado e falando. Ele vai agora para o mesmo leito que estava na UTI”, disse em entrevista coletiva.
A equipe que cuida de Lula afirmou que trata-se de um procedimento de baixo risco e comum em pessoas que fizeram drenagem de hematoma cerebral, que Lula fez na segunda-feira, 9 de dezembro.
Ele deve ter alta da UTI em dois dias.
Sobre a recuperação, Kalil disse:
"Vai requerer repouso por algumas semanas.Vai retomando aos poucos a atividade normal".
Nesse meio tempo, ele continuará exercendo o cargo. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula não pretende passar o cargo para o vice Geraldo Alckmin (PSDB-SP).
A lei brasileira é vaga sobre esse tipo de transferência temporária de poder, como mostrou reportagem anterior da Brasil Paralelo. Clique para saber mais.
Ainda segundo a equipe médica, Lula não teve nenhuma sequela:
“Lula está com o raciocínio perfeito", disse o Dr Rogério Tuma, que faz parte do grupo.
A condição de Lula é consequência de uma pancada na cabeça, sofrida em outubro. De acordo com informações oficiais, ele caiu no banheiro de casa. Na época, ele levou apenas pontos na cabeça e não foram constatadas lesões.
No entanto, na noite de segunda-feira, 9 de dezembro, o político de 79 anos sentiu fortes dores de cabeça e foi para a unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.
Lá, foi constatado acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, o que estava causando alta pressão no local.
Ele foi transferido para São Paulo onde está internado e submetido a uma uma trepanação, procedimento de urgência para aliviar a pressão causada acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
Lula está proibido de receber visitas até a alta. Segundo o Dr Tuma, a intenção é que ele “não passe estresse”.
O presidente está acompanhado de sua esposa Rosângela da Silva, a Janja, e segue internado até segunda ou terça-feira da próxima semana.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP