O presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira, conseguiu agradar tanto ao governo como à oposição, pautando projetos de interesses dos dois campos políticos.
O Plenário da Câmara dos Deputados teve uma semana bem intensa.
A Casa aprovou projetos como o Programa de Aceleração da Transição Energética, conhecido como PATEN, na terça-feira (19 de março de 2024), e o fim das saídas temporárias de detentos em feriados, na quarta-feira (20 de março de 2024).
Apesar da pressão da bancada da Segurança Pública e da sociedade, isso não foi o suficiente para que o PL fosse pautado. De acordo com correspondente em Brasília, o projeto relatado por Guilherme Derrite (PL-SP) só foi pautado por um acordo com o Executivo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, condicionou pautar o projeto que propunha o fim das saídas temporárias de presos à votação prévia do Programa de Aceleração da Transição Energética, de interesse do governo federal.
O PATEN, que visa impulsionar a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, tornou-se um ponto central na pauta política do governo, gerando pressões para sua rápida aprovação.
Lira tem sido um grande defensor da “pauta verde” no Legislativo. Esse fator também influenciou para que o projeto fosse aprovado.
A estratégia do presidente da Câmara deu certo. Por meio dessa articulação, o alagoano conseguiu agradar o governo e a oposição.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP