O governo federal estuda importar arroz como uma forma de responder à possível escassez de arroz por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é responsável por mais de 70% da produção que abastece o país.
A possibilidade foi descartada pelo presidente do Instituto Rio Grandense de Arroz. Rodrigo Machado. O executivo explicou que as enchentes que assolam a região produtora não comprometeram a colheita. Quando as enchentes atingiram o estado, 84% da safra de arroz já havia sido colhida quando a água subiu.
“Restaram 142 mil hectares a colher. Destes, 22 mil hectares foram perdidos e 18 mil ficaram parcialmente submersos. Entre os grãos estocados nos silos, houve comprometimento de 43 mil toneladas”, disse em entrevista ao portal de notícias do estado.
O governo também foi criticado por suposto abuso do poder político. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou como será o rótulo do produto, no qual a embalagem exibirá a logo do governo federal.
Durante uma entrevista a uma rede de notícias, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a medida não tem a intenção do governo afrontar os produtores nacionais.
Fávaro afirmou que ao vender o preço de forma tabelada o Executivo pretende combater o que chamou de “especulação em torno do arroz”. O grão será vendido pelo preço máximo de R$8,00 em embalagem de 2kg.
Para políticos da oposição, a medida poderia ter objetivo eleitoral. O deputado federal Marcel Van Hattem divulgou no início da noite em sua conta no X, antigo Twitter, que um juiz federal de Porto Alegre pediu explicações à CONAB sobre o assunto.
O deputado comemorou o acolhimento de uma ação que contesta a importação do grão por parte do executivo federal. Van Hattem publicou um trecho da decisão do magistrado
"Diante da relevância da matéria posta e a fim de estabelecer um contraditório mínimo antes de decidir o pedido, determino a intimação da União e da CONAB para que prestem informações preliminares no prazo de 24 horas”
Para o deputado, o gasto de quase R$7 bilhões para comprar o grão é desnecessário. Van Hattem finalizou dizendo acreditar que a importação do grão servirá para o governo do PT fazer compra de votos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP