Um dos intelectuais mais influentes da atualidade, o canadense Jordan Peterson pode perder sua licença profissional para atuar como psicólogo. Ele está sendo penalizado pelo Colégio de Psicólogos de Ontário (CPO) por postar no Twitter críticas ao primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e por compartilhar uma publicação do líder do Partido Conservador do Canadá, o deputado Pierre Poilievre.
Em sua conta pessoal do Twitter, Peterson tem mais de 3,6 milhões de seguidores. O autor do best-seller 12 Regras para a Vida publicou uma série de postagens sobre sua situação e divulgou as exigências do plano de treinamento que foi intimado a cumprir num prazo de 6 meses.
"O Colégio de Psicólogos de Ontário exigiu que eu me submeta a um retreinamento obrigatório em comunicação em mídia social com seus especialistas por, entre outros crimes, retuitar Pierre Poilievre e criticar Justin Trudeau e seus aliados políticos. Eu fui acusado de prejudicar pessoas (embora nenhum dos reclamantes seja paciente). Estou para fazer um treinamento, com relatórios documentando o meu progresso", publicou.
Peterson escreveu que, caso se recuse a participar do treinamento, deve enfrentar um tribunal para a suspensão do seu direito de atuar como psicólogo clínico.
Ele se mostrou preocupado com a liberdade de expressão dos que discordarem das ações do governo.
“Estamos agora em uma situação no Canadá, sob o comando de Justin Trudeau, em que profissionais podem ter seus meios de subsistência e reputação ameaçados de forma gravíssima por concordarem com a oposição oficial e criticarem importantes figuras do governo”.
Peterson deixou um recado:
“Canadenses: seus médicos, advogados, psicólogos e outros profissionais agora estão tão intimidados por seus senhores comissários que temem dizer a verdade. Isso significa que seus cuidados e assessoria jurídica se tornaram perigosamente não confiáveis.”
Ele afirmou que enfrenta uma “desgraça pública, reeducação política obrigatória, audiência disciplinar e perda potencial de sua licença clínica”.
"Cerca de uma dúzia de pessoas de todo o mundo (entre as 15 milhões que me seguem nas redes sociais) apresentaram reclamações sobre minhas declarações públicas no Twitter e no programa de Rogan, num período de quatro anos. Esse grupo alegou que eu tinha "prejudicado" as pessoas (não elas) com minhas opiniões. Em sua sabedoria, o CPO decidiu investigar essas queixas", ironizou.
O documento do Colégio de Psicólogos de Ontário foi publicado na íntegra na conta de Jordan Peterson no Twitter.
Responsável por ajudar milhões de pessoas a reencontrarem um propósito para a vida e a se fortalecerem, Jordan Peterson é atualmente um dos psicólogos mais influentes e polêmicos do mundo. Sua fama cresceu após protagonizar debates contra discursos politicamente corretos e defender a liberdade de expressão.
O canadense é autor de dois best-sellers: 12 Regras Para a Vida: Um Antídoto para o Caos e Além da Ordem, Mais 12 Regras Para a Vida.
No streaming da Brasil Paralelo você encontra tudo sobre a obra de Jordan Peterson:
Toque no link e saiba como desbloquear todo este conteúdo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP