O psicólogo Dr. Jordan Petersonpode perder sua licença profissional por tuítes que escreveu. A penalização é feita pelo Colégio de Psicólogos de Ontário (CPO). Peterson, um dos intelectuais mais influentes da atualidade, considera que está sendo perseguido não por sua atuação profissional, mas sim por suas opiniões pessoais.
Em suas postagens no Twitter, Peterson:
O psicólogo comentou sua situação no jornal Telegraph:
“Como um profissional, praticando psicologia clínica, eu nunca pensei que seria considerado culpado no estado de crescente censura que se tornou o Canadá. Apesar disso, como muitos outros - incluindo professores, enfermeiras e outros profissionais - isto é precisamente o que aconteceu. No meu caso, a corte manteve uma ordem do Colégio de Psicólogos de Ontário que me obriga a participar de um treinamento de mídias sociais ou perder minha licença profissional da profissão em que servi a maior parte da minha vida adulta.
A razão? Por causa de alguns tuítes em minhas redes sociais, aparentemente. Sim: corro o risco de perder minha licença de profissional de saúde mental por conta de reclamações de um pequeno número de pessoas sobre ‘os danos’ totalmente não provados causados por minhas opiniões políticas”.
O tribunal queria obrigar Peterson a passar por uma reeducação em redes sociais:
“Eu fui obrigado a concordar com as demandas deles e passar por um treinamento com um dos seus autodeclarados ‘especialistas em mídias sociais’ - com sessões de tempo, custo e conteúdo indeterminado - e, aparentemente, caso eu não participasse eu seria arrastado para uma audiência disciplinar formal e, caso o julgamento apontasse que minhas ações foram incorretas, minha licença seria retirada.
O direito do Colégio para fazer isso agora foi aprovado pela corte provincial, apesar da possibilidade de que a ação possa infringir meus direitos fundamentais”.
Para Peterson, a esquerda ocupou o espaço em diversas instituições acadêmicas, jurídicas, políticas e midiáticas:
“Nos últimos anos… essas instituições - com seus amplos e desenfreados potenciais reguladores e suas habilidades punitivas - foram armadas pelas mesmas ideologias radicais da esquerda que infiltrou e tomou toda a educação superior, mídia, judiciário, leis, ciência e o governo. Qualquer extremista em qualquer lugar pode prescrever esse tipo de reclamação que pode levar à vida de um profissional para o abismo, eles podem contar cada vez mais com essas instituições tomadas e outros corpos regulatórios profissionais para defender suas reclamações motivadas por questões vexaminosas, insignificantes, rancorosas e ideológicas”.
Enfrentar todo este processo legal é algo extremamente caro, mas Peterson afirma que não irá recuar.
“Eu combaterei essa idiotice até o fim na Suprema Corte, caso seja necessário. Eu instrui meus advogados, no meio da rejeição do meu apelo, para informar ao Colégio que eu não concordarei com o mandato de reeducação forçada, e que procedam com a audiência disciplinar que prometeram que iria ocorrer”.
Diversos manifestantes lutaram contra o frio do Canadá para manifestar seu apoio a Jordan Peterson em frente ao prédio do Conselho de Psicólogos de Ontário. Políticos, médicos e psicólogos discursaram a favor da liberdade de expressão, condenando a decisão do Conselho como autoritária.
O líder do Partido Conservador do Canadá também condenou a decisão. Para Pierre Poilievre, o país vive uma distopia semelhante à descrita por George Orwell no livro 1984.
O famoso livro narra a vida de Winston, um funcionário do Ministério da Verdade. Sua profissão é mudar a história para adequá-la à vontade do Partido Socialista Inglês.
Romances, família e propriedade privada eram tolhidos pelos governantes. Aqueles que começassem a divergir da visão de mundo do partido eram obrigados a ir para um "campo de reeducação". Não era suficiente que o Partido fosse obedecido, ele deveria ser amado e seguido por todos.
George Orwell escreveu seu livro em 1949, acreditando que as sociedades modernas caminhariam rumo ao totalitarismo. Sua obra é tida por muitos como um farol para entender e lidar com os problemas das sociedades modernas.
O streaming da Brasil Paralelo adquiriu uma das principais adaptações cinematográficas do livro 1984, exibindo esse e muitos outros clássicos para todos os membros-assinantes.
Assinando a Brasil Paralelo, você contribuiu com a missão da empresa de difundir a liberdade de expressão por todo o Brasil, além de ter acesso a:
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.
Jordan Peterson é professor emérito da Universidade de Toronto e atuou como professor associado na Universidade de Harvard. Autor de muitos livros e artigos, ele é considerado um dos intelectuais mais influentes da atualidade, tendo diversos livros classificados como best-sellers mundiais.
O streaming da Brasil Paralelo é a plataforma ideal para quem busca mais conteúdo de Jordan Peterson. Veja tudo que você pode acessar:
Confira uma aula gratuita sobre as 12 regras de Jordan Paterson:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP