Um brasileiro está de volta ao topo do tênis mundial. Aos 18 anos, João Fonseca está a uma vitória de igualar o recorde do Guga, que conseguiu 15 vitórias seguidas quando era profissional.
João venceu o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, nesta terça-feira (14/01), por três sets a zero. Esta foi sua estreia no Grand Slam, uma das competições mais importantes do tênis.
O feito chamou a atenção de lendas vivas do esporte como o sueco Novak Djokovic que, em entrevista coletiva recente, disse:
“O futuro é brilhante para ele, se continuar desse jeito".
Em entrevista ao Globo Esporte em fevereiro de 2024, Guga também elogiou João. O brasileiro tem esperança de novos ares para o tênis brasileiro:
“É um menino que tem um tênis alegre. [...] É só o começo de uma longa jornada, mas é motivo para termos orgulho. [...]. A gente ainda vai ter muitas alegrias com o Joãozinho”.
A batalha final de João para se colocar ao lado de Guga será na madrugada de amanhã, 16 de janeiro. O jogo será transmitido ao vivo pelo Disney+ Premium exclusivamente para assinantes.
A atenção pelo talento de João demonstra como o esporte é capaz de inspirar pessoas e mudar trajetórias. Antes dele, Guga popularizou o tênis na vida do brasileiro.
No entanto, é o futebol o esporte que na maioria das vezes muda vidas por aqui. É o caso, por exemplo, de jogadores como Neymar, Pelé e Garrincha.
Só que nos últimos anos essa paixão tornou-se apenas uma lembrança do que um dia foi. Os tempos em que famílias se reuniam para assistir a copa do mundo, por exemplo, já são raros ou até mesmo inexistentes.
Seria possível restaurar os tempos de Garrincha no coração dos brasileiros? A equipe da Brasil Paralelo decidiu investigar.
As descobertas foram reunidas no original A Camisa Mais Pesada do Mundo, que promete restaurar o orgulho de torcer pela seleção brasileira.
Se você ainda não é membro da Brasil Paralelo, desbloqueie seu acesso para assistir com exclusividade agora mesmo. Abaixo, assista ao trailer oficial.
Uma matéria da ESPN chama João de “mistura de Guga com Jannik Sinner". Nos anos 1990, Gustavo Kuerten, o ”Guga”, tornou o tênis popular no país ao vencer 30 campeonatos e 11 vice-campeonatos como profissional.
Desde que ele se aposentou, em 2008, o Brasil deixou de ter um grande representante no esporte. Quase 17 anos depois, o jovem nascido em 21 de agosto de 2006 devolve o tênis ao dia a dia dos brasileiros.
João Fonseca é filho do empresário do ramo financeiro Christiano Fonseca e de Roberta Fonseca. Começou no esporte jogando futsal, mas sempre teve contato com o tênis por influência de sua mãe.
Roberta jogava no Country Club do Rio de Janeiro, onde o filho começou a ter aulas com 4 anos de idade. A família é fã da prática esportiva. Seu pai, Christiano, pratica ciclismo e kitesurf.
O foco no tênis veio após uma durante um jogo de futsal. Em entrevista após a vitória contra Rublex, ele explicou o porquê:
“Botei na minha cabeça que o futsal era um esporte muito perigoso, de muito impacto. E fui focando no tênis. Me apaixonei pelo esporte”.
Com apenas 11 anos, já jogava torneios juvenis pelo Vasco da Gama. Uma curiosidade sobre isso é que ele é flamenguista.
“Eu torço para o Flamengo por conta do meu irmão, que é fanático. Assisto a maioria dos jogos, mas tênis é uma coisa e futebol é outra”.
Com 14 anos, começou a mostrar que o talento no tênis é acima da média, vencendo seis jogos na versão juvenil da Copa Davis. Em 2023, tornou-se o primeiro brasileiro a terminar a temporada como jogador número um no ranking júnior.
Agora, avança em um dos maiores torneios do mundo estando temporariamente entre os 100 melhores tenistas do circuito masculino do Australian Open.
Histórias como a de João servem de inspiração para enxergar sentido na vida em meio a tantas notícias ruins que inundam os principais jornais.
Para aqueles que gostam desse tipo de notícia, a Brasil Paralelo criou o Resumo BP, uma newsletter pensada para que o leitor se mantenha informado de uma forma isenta, rápida e de fácil compreensão.
Entre os admiradores de João está o sérvio Novak Djokovic, que o vê como “uma versão mais jovem dele mesmo”. Além disso, o comparou a Guga em uma entrevista recente:
"Acho que o Brasil não via um jogador desse nível desde Guga Kuerten. É um momento empolgante para o Brasil e para o mundo do tênis, porque ver uma pessoa jovem jogar tão bem num palco tão grande é realmente especial."
O tetracampeão do Grand Slam, Carlos Alcaraz, também elogiou João Fonseca nesta quarta-feira, descrevendo-o como "excepcional".
Em entrevista coletiva após um de seus jogos, Alcaraz disse:
“É só o começo do ano, apenas uma vitória em um Grand Slam, mas ele vai estar lá. Vamos colocar o nome de João Fonseca na lista dos melhores jogadores do mundo muito em breve”.
Para ele, o rapaz se tornará um dos melhores jogadores do mundo em breve.
João Fonseca pegou o mundo do tênis de surpresa com seu talento. Reconhecido por grandes nomes como Guga, Djokovic e Alcaraz, está sendo classificado como um “fenômeno” tanto por fãs quanto pela mídia especializada.
Se vencer na madrugada de hoje, irá se igualar a Guga em número de vitórias consecutivas. Com isso, o tênis esquecido por muitos há 17 anos, pode voltar ao coração dos brasileiros.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP