A iniciativa da peça parte de uma adolescente cansada das tradições “repetitivas” do Natal. Em seu discurso de abertura da apresentação, ela diz:
“Jesus era descolado. Barba, cabelão, era marceneiro, bem hipsterzinho, né? Com certeza ele não ia querer a mesma história chata de Natal todos os anos, certo, pais?”, os pais olham meio surpresos para o que foi dito, até que um concorda timidamente e a professora continua, “Exato, ele ia querer um rolê vegetariano, multicultural, animadaço, com um monte de música pop e piada sobre o aquecimento global.”
Após a fala, ela chama a aluna que escreveu o roteiro e anuncia o início da peça denominada de “As três rainhas magas”. No meio da performance, uma das atrizes pisa no manto de Maria e uma melancia que representava Jesus no ventre cai ao chão. A peça continua de forma meio desorganizada.
Em outro momento, Maria aparece com Jesus no colo enquanto toca a música Papa Don't Preach, que narra a história de uma garota que está decidindo entre abortar ou não um bebê.
Nas mãos da criança que interpreta Maria está uma melancia com um rosto desenhado que simboliza Jesus. No momento em que a música canta “Ela vai ficar com o bebê”, o menino que interpreta uma estrela perde o controle e bate na melancia jogando-a no chão e espirrando a parte vermelha da fruta na plateia.
Ao final da apresentação, a adolescente entra em uma van, onde encontra alguns pais que demonstram não terem gostado da releitura. “É moderno demais”, “Jesus e piada não combinam”, “Acho que você exagerou nas mudanças históricas”, foram algumas das críticas sofridas.
Em outro momento do filme, uma tempestade de neve faz com que os pais fiquem presos em uma van no meio do nada. A adolescente então fica sozinha em casa com as crianças e tem a oportunidade de fazer um Natal diferente sem “as velhas tradições”.
Eles brincam de pique-esconde e comem besteiras. Ao final, quando os pais voltam, a casa está destruída e uma menina sumiu. A comunidade se reúne para ir atrás da criança, ação que resgata o valor da união. Mostrando que as pessoas seriam o real significado do Natal.
Excetuando o início da peça, Jesus e a tradição cristã deixam de ser tema do filme. Prática que vem sendo recorrente na maioria das produções. Uma compreensão de um Natal não-religioso.
A verdadeira razão de ser da data parece estar sendo esquecida e, algumas vezes, até ridicularizada.
A Brasil Paralelo está indo na contra-mão e realizando um Especial de Natal que resgata o verdadeiro sentido do dia: o nascimento de Jesus. O evento, feito para toda a sua família, estreia no dia 17 de dezembro de 2024. Gostaria de assistir gratuitamente? Clique no link abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP