As eleições para presidente dos EUA acontecem amanhã, 5 de outubro, e a grande pergunta que ecoa pelo mundo é: quem está à frente nas pesquisas?
A um dia da eleição, a disputa permanece acirrada, com Kamala Harris liderando no voto popular. No entanto, o que realmente define o vencedor é o voto por estados.
Segundo a pesquisa da ABC News/Ipsos realizada na semana passada, Harris conta com 49% de apoio entre os eleitores prováveis a nível nacional, enquanto Trump está com 46%.
A margem democrata, entretanto, está diminuindo. No início de outubro, Harris estava 4 pontos à frente de Trump, mas essa vantagem caiu para 3 pontos, situando-se dentro da margem de erro do estudo.
De acordo com a emissora, esse cenário mostra uma indefinição por parte do eleitorado, o que mantém o resultado do Colégio Eleitoral em aberto.
Nos EUA, o presidente é eleito pelo Colégio Eleitoral, não diretamente pelo voto popular. Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população, e o candidato que vence em um estado leva todos os seus delegados.
Isso pode resultar em um presidente que não tenha a maioria dos votos populares nacionais, como aconteceu com Al Gore em 2000 e Hillary Clinton em 2016.
A Brasil Paralelo traçou a Face Oculta de Donald Trump e Kamala Harris na semana passada. Os episódios estão disponíveis gratuitamente no Youtube.
A média de pesquisas do Washington Post mostra Trump ligeiramente na frente em três estados decisivos, sendo eles:
Já Harris lidera com margem apertada em:
A maior indefinição, segundo o periódico, é a Pensilvânia. Lá, a vice-presidente ainda está na frente, mas com uma margem que caiu na última semana.
Outra pesquisa da Atlas Intel revela que Harris lidera em Harris em apenas um dos estados-pêndulo: Wisonsin.
A vantagem de Trump sobre sua oponente é mais significativa em estados como AZ (Arizona), NV (Nevada) e NC (Carolina do Norte). A disputa está acirrada nos estados oscilantes do Rust Belt.
Veja os dados:
O Post afirma que devido a particularidade da disputa no país, a média das pesquisas é a melhor forma de entender o estado atual da corrida.
Nesse sentido, avalia que a disputa está apertada, sendo impossível precisar qual será o resultado da votação.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP