Ontem, 08 de agosto, a Brasil Paralelo lançou o primeiro documentário sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Brasil.
“Era como se as casas tivessem vomitado”. A frase é de um dos muitos socorristas que ajudaram a salvar pessoas na inundação.
A produção da Brasil Paralelo entrevistou autoridades públicas e moradores das cidades invadidas pela água. As pessoas contaram histórias de lembranças de família que foram levadas pela enxurrada. Uma senhora contou que perdeu cobertores que eram herança de sua mãe.
Outro entrevistado mostrou a casa destruída. A residência continha o resultado do trabalho de toda a vida:
“Eu e minha esposa falávamos que vivíamos num sonho. Olha como está hoje”.
Pessoas que atuaram nos resgates também foram ouvidas. A professora de oratória, Giovana Mel, declarou:
“Parecia que os dias eram todos iguais”
O prefeito de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, foi um dos entrevistados do documentário. Ele contou que os prejuízos não são apenasdas famílias, mas também na indústria. Isso irá impactar em quanto o município arrecada.
“A prefeitura [de Canoas] deve perder mais ou menos R$1 bilhão em arrecadação”.
Essas e outras histórias são contadas em O Resgate. O documentário tem duração de 56 minutos e está disponível gratuitamente no Youtube. Clique aqui e assista!
A pré-estreia do documentário aconteceu no Cinemark do Shopping Cidade São Paulo, na capital paulista. Personalidades, autoridades e famosos estiveram presentes no evento. Veja abaixo o que alguns disseram:
Lucas Scudeler, teólogo, filósofo, psicanalista, afirmou que O Resgate trata-se de uma produção em prol da sociedade:
“Presta um serviço às pessoas que ainda estão sofrendo com essa realidade”.
O empresário Eric Surita avaliou o documentário de forma semelhante. Relembrou que o brasileiro “tem memória curta”, o que torna o filme necessário.
“Agora, a gente pode refletir com mais calma sobre a tragédia”
A cantora Luma Elpídio declarou:
“Nós esquecemos porque não estamos perto. Essa produção será um despertar”.
O evento organizado pela Brasil Paralelo também contou com a participação de parlamentares. O deputado federal Marcel Van Hattem apontou a importância da iniciativa para a recuperação do Rio Grande do Sul. Ele atuou tanto em resgates quanto na mitigação dos danos da tragédia.
“Vai levar décadas para o estado se recuperar. Contem comigo para participar e indicar outros entrevistados”.
O atual candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, enfatizou que se sentiu tocado com o que assistiu:
“Foi muito forte, mexeu muito comigo assistir essa superprodução da Brasil Paralelo”
Mais de trinta mil pessoas acompanharam, ao vivo no Youtube, a primeira exibição do documentário. Até o momento, 220.615 pessoas já assistiram a história de superação, união e resiliência do povo gaúcho.
Algumas pessoas que viram a água levar tudo embora tudo o que tinham, o sentimento descrito no chat ao vivo foi o de gratidão. Veja abaixo alguns depoimentos;
Usuários do instagram comentaram sobre o documentário. Entre agradecimentos de pessoas que enfrentaram as enchentes até pedidos de que a produção seja exibida nos cinemas, o público viu em O Resgate a união do brasileiro.
Para alguns dos resgatados, foi o momento de agradecer. Leia alguns comentários:
O Resgate não é só uma forma de lembrar a força da união e da solidariedade, mas principalmente, jamais esquecer de quem perdeu tudo. Depois da chuva, ainda há muito a ser feito pela brava gente, brasileira. Clique aqui e assista O Resgate.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP