Após os ataques do Irã a Israel no último sábado (13 de abril), o Itamaraty emitiu uma nota comentando o caso. No comunicado o Governo brasileiro diz que já havia alertado sobre o potencial destrutivo do conflito, em especial na Cisjordânia
Na nota, o órgão também diz que “O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.”
O tom da nota foi considerado brando pelo embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. Em entrevista à CNN Brasil ele declarou:
“Eu procurei, mas não achei nenhum tipo de condenação, infelizmente. Fiquei muito desapontado. Espero que este tipo de mensagem não continue.”
A oposição ao governo do presidente Lula reagiu à nota. O senador Sérgio Moro (União Brasil) disse em sua conta no X, antigo tweeter, que “ O ataque do Irã a Israel deveria ser condenado sem firulas diplomáticas” e classificou a nota como tímida.
Já o senador Jorge Seif Junior (PL) disse em seu perfil na mesma rede social: “Quem não condena, apoia” em referência ao governo. Ele conclui dizendo que Lula está “ao lado da escória mundial”.
Já do lado governista um dos poucos a se manifestar sobre o assunto foi o Ministro da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Em sua conta no X o Ministro disse condenar o ataque do Irã à Israel. Teixeira também citou o suposto ataque de Israel à embaixada iraniana na Síria.
Após a pressão da oposição e de entidades judaicas, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se manifestou nesta segunda-feira. Segundo o site da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, Vieira disse que o Brasil sempre condena qualquer ato de violência e conclama sempre o entendimento entre as partes.
Ainda segundo a EBC, o Ministro falou sobre o conteúdo na nota emitida no sábado (13 de abril):
“A nota foi feita à noite, às 11 horas da noite, quando todo o movimento começou. E nós manifestamos o temor de que o início da operação pudesse contaminar outros países. Mas isso foi feito à noite no momento em que não tínhamos claro a extensão, ou o alcance, das medidas tomadas e fizemos, como fazemos sempre, um apelo para contenção e entendimento entre as partes”.
Confira na íntegra a nota emitida pelo Itamaraty no último sábado:
“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.
Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.
Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.
O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.”
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP