Em visita ao país africano Cabo Verde, o presidente Lula agradeceu por tudo que “foi produzido durante os 350 anos de escravidão” africana no Brasil. A fala repercutiu negativamente nas redes sociais.
“Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país. Nós achamos que a forma de pagamento que um país como o Brasil pode fazer é (inaudível) em tecnologia, a possibilidade de formação de gente para que tenha especialização nas áreas que o continente africano precisa, ajudar na possibilidade de industrialização e agricultura”, disse Lula.
A visita ao país não constava na agenda oficial do chefe do Executivo federal. O grupo governista decidiu encontrar o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, após a participação na Cúpula de Bruxelas, na Bélgica.
“Nós queremos, agora, com a minha volta, recuperar a boa e produtiva relação que o Brasil tinha com os países do continente africano”, disse o petista.
Nas redes sociais, diversos internautas têm cobrado grupos defensores dos direitos humanos para manifestar repúdio à fala do presidente.
O tema da escravidão é sensível e ainda suscita diversas discussões. Na série Brasil, A Última Cruzada, historiadores e professores especialistas em história da escravidão e dos povos africanos aprofundam o tema.
Alberto da Costa e Silva, Thomas Giulliano, Paulo Cruz, são alguns dos nomes que aprofundam a temática na série, que é o maior resgate já feito da história brasileira.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP