No final da noite de ontem, o PT reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela. A nota foi divulgada por volta das 23h. O texto afirma que o partido seguirá vigilante para que os problemas dos países latinos sejam tratados internamente por cada nação. Também pede que o ditador mantenha diálogo com os partidos de oposição, visando o bem dos venezuelanos. Confira a nota na íntegra:
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso a todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.
Executiva Nacional do PT”
Nem o presidente Lula, nem membros do governo se manifestaram sobre as eleições na Venezuela. O enviado especial do presidente a Caracas afirmou em entrevista ao blog de Andréia Sadi que o governo estava aguardando a divulgação das atas de votação para se pronunciar. Celso Amorim disse:
"O fato principal que nos leva a ser cauteloso é que não deram o resultado publico mesa por mesa, porque o governo deu até agora é um número, mas tem que mostrar como chegou nesse número: ata por ata"
Hoje pela manhã foi reportado pelo jornalista Danúzio Neto que Maduro ligou Amorim. Veja o vídeo:
Em nota, o ministério das Relações Exteriores afirmou ontem que o governo brasileiro saúda o caráter pacífico das eleições venezuelanas e aguardava a verificação imparcial dos resultados. No final da noite o órgão emitiu alerta para os brasileiros que estão naquele país. Veja o texto na íntegra:
Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.
Após a proclamação de Maduro como presidente, manifestantes tomaram as ruas da capital venezuelana em protesto. Hoje pela manhã, o jornalista Danúzio Neto divulgou que o líder do partido Voluntad Popular, Freddy Superlano, foi preso pelo regime do ditador. Veja o vídeo.
Alguns vídeos mostram cenas de guerra nas ruas. Veja alguns vídeos postados nas redes sociais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP