O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou em uma reunião com líderes partidários que em breve instalará as comissões parlamentares de inquérito (CPI) que estão protocoladas na Casa.
A decisão vem como resposta aos pedidos persistentes da oposição, que tem interesse em praticamente todos os requerimentos .
Atualmente, Lira tem oito CPIs aguardando serem instaladas por ele. Dentre as que aguardam despacho estão as do Abuso de Autoridade, Exploração Infantil na Ilha do Marajó, Concessionárias de Energia Elétrica, Crack e Crime Organizado.
Lira ainda não teria decidido quais e quantas CPIs serão efetivamente instaladas, deixando essa questão para ser discutida em uma próxima reunião.
Lira deve levar em consideração a existência de justa causa e fato determinado para a investigação. Requerimentos que não atenderem a esse requisito não devem prosperar.
O alagoano pode instalar até cinco colegiados desse gênero, mas interlocutores apontam que o número máximo não deve ser atingido.
Enquanto a oposição pressiona pela abertura das investigações, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se esforçado para evitar que elas avancem.
Governistas argumentam que as CPIs desviam o foco da pauta econômica no Legislativo e podem eventualmente prejudicar a imagem do Executivo.
No último ano, o presidente da Câmara autorizou o funcionamento de quatro CPIs. As quais estavam a do MST, das Americanas, das Criptomoedas e a da Manipulação de Resultado no Futebol.
A decisão de Arthur Lira em relação às novas CPIs é aguardada com expectativa, já que poderá ter importantes repercussões políticas e sociais no país.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP