Notícia
3
min de leitura

De camelô a dono de televisão: conheça a história de Silvio Santos

O empresário e apresentador construiu sua fortuna e entrou para a história como uma das figuras mais icônicas do país.

atualidades
Reprodução SBT
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Silvio Santos faleceu aos 93 anos neste sábado, 17 de agosto. A notícia foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. O apresentador estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo desde o dia primeiro de agosto.

A morte foi confirmada às 4h50 e foi causada por uma broncopneumonia decorrente de uma infecção por H1N1.

O empresário marcou gerações com seus programas, tornando-se parte do dia a dia dos brasileiros. 

Seus programas alegraram os domingos durante quase 60 anos. Até mesmo as pessoas que não tinham o hábito de assisti-lo já deram risada com suas piadas, cantaram suas músicas ou imitaram sua icônica voz.

De certa forma, a história de Silvio Santos é um pouco da história de cada um de nós, que o acompanhou direta ou indiretamente ao longo de todos os anos de carreira.

Conheça a vida e a trajetória de um dos maiores comunicadores do Brasil.

Senor Abravanel

Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, que nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro

Era o filho mais velho de uma família de judeus sefaraditas, e tinha seis irmãos. Seu pai, Alberto Abravanel, era turco e sua mãe, Rebecca Caro, tinha origens gregas.

Sua mãe tinha dificuldade em pronunciar corretamente o nome Senor, então apelidou o filho de Silvio. 

O sobrenome artístico Santos também surgiu na juventude. Silvio precisava esconder o nome Abravanel para poder participar em concursos de calouros, já que a produção o reconhecia por ser muito bom e ganhar em todas as participações. A necessidade de participar do concurso o fez criar o nome “Santos”que usaria ao longo de toda a vida. 

Desde jovem, tinha uma paixão pelo cinema e frequentemente assistia a sessões na Cinelândia com seus irmãos.

O comerciante

Silvio iniciou sua carreira como vendedor ambulante nas ruas do Rio em1946. Na ocasião, aproveitou o período eleitorial para comercializar capas para títulos de eleitor e canetas.

A comunicação sempre foi uma característica marcante. Para atrair clientes, Silvio desenvolveu habilidades em truques com moedas e cartas que o acompanharam pelo resto da vida. 

Silvio Santos no início da carreira. Imagem: arquivo.

Mesmo trabalhando como comerciante, conseguiu se graduar em contabilidade pela Escola Técnica de ComércioAmaro Cavalcanti, onde estudou depois do primário.

O locutor

A primeira passagem do empresário no mundo da comunicação aconteceu quando um fiscal da prefeitura do Rio tentou impedir que ele continuasse vendendo nas ruas.

O funcionário público reconheceu o potêncial da voz do jovem e o encaminhou para realizar testes em uma rádio.

A empresa aprovou a voz e o estilo de Silvio, mas o empresário desistiu da carreira devido ao baixo salário, retornando ao trabalho de camelô.

Aos 18 anos, Silvio serviu na Escola de Paraquedistas do Exército e passou a trabalhar para a rádio durante suas folgas aos domingos

Posteriormente, conseguiu um emprego melhor em uma estação de rádio em Niterói. 

Para chegar na cidade, Silvio precisava  fazer uma pequena viagem em uma balsa. No percurso, que dura em média duas horas, o apresentador começou a levar uma caixa de som e fazer apresentações repletas de música.

Durante os espetáculos, Silvio aproveitava para fazer propaganda de produtos que comercializava, como água e cerveja.

Toda compra garantia de brinde uma caneta, que seria utilizada posteriormente para que os passageiros participassem de um bingo.

O empresário conseguiu transformar o trajeto em um momento de diversão, conseguindo muito dinheiro com isso.

Em outro momento, o apresentador trocou seu emprego de locutor para ser vendedor de anúncios no sistema de som da embarcação.

Silvio se mudou para São Paulo em 1954, trabalhando novamente como locutor, dessa vez na Rádio Nacional.

Na época, criou uma revista de passatempos para a emissora e passou a realizar shows em circos como animador.

O apresentador foi convidado por Manoel da Nóbrega, irmão de um colega de trabalho de Niterói, para participar de um programa de rádio de grande audiência.

Manoel de Nóbrega fundou o Baú da Felicidade, convidando Silvio para ajudar na administração. 

A pessoa que paga mensalmente o carnê concorria a prêmios em dinheiro. Também poderia retirar o dinheiro acumulado nas lojas do “baú da felicidade”, que oferecia descontos pelos produtos.

O empreendimento foi um grande sucesso e 1958 foi comprado por Silvio, que o transformou em uma de suas marcas registradas. 1958 foi o ano em que Silvio Santos estreiou na TV. 

Jornal anuncia a estreia de Silvio Santos na TV. Imagem: Reprodução UOL. 

 Em 1961, Silvio estreou na televisão com o programa "Vamos Brincar de Forca" na TV Paulista. Ele comprou duas horas da programação dominical da emissora para vender os carnês do Baú. Mais tarde, a atração foi renomeada para "Programa Silvio Santos".

O marido

No ano seguinte, Silvio se casou com Maria Aparecida Vieira Abravanel, com quem teve duas filhas. 

O relacionamento foi mantido em segredo do grande público, pois o apresentador queria manter sua imagem de galã junto ao público feminino.

Em uma entrevista com Décio Piccinini concedida anos depois, Silvio contou sobre a decisão:

As moças que vão ao auditório e fazem desses cantores verdadeiros ídolos não admitem que eles se casem

Sua esposa faleceu em 1977, vítima de um câncer no estômago. O empresário contou anos depois que se arrependeu de ter escondido sua família do público durante tanto tempo.

Em 1981, o apresentador se casou com uma amiga que conheceu no Guarujá em 1975 chamada Íris Pássaro. Os dois tiveram quatro filhas.

Silvio Santos, a esposa Íris Abravanel, e as seis filhas do apresentador. Imagem: arquivo pessoal. Reprodução.

O apresentador

Silvio começou a ganhar popularidade na televisão e, em 1965, conseguiu um horário na TV Tupi, uma grande emissora na época.

No entanto, ele continuou com o "Programa Silvio Santos" na TV Paulista, que foi adquirida pela TV Globo em 1966.

Silvio Santos na Globo

A aquisição levou o programa dominical de dez horas para todo o Brasil, e transformou Silvio Santos em um ícone nacional.

No início da década de 1970, Walter Clark e Boni começaram a reclamar do programa, por achar que seu carater popular não se encaixava no “padrão Globo de qualidade”. 

Roberto Marinho, no entanto, ignorou os produtores e renovou por mais cinco anos o contrato com o apresentador. 

A insistência de Marinho se deu porque Silvio havia emprestado dinheiro para ajudar a empresa a não atrasar o salário dos funcionários.

Silvio, porém, sentiu a pressão dos produtores e, em resposta, comprou 50% das ações da Rede Record.

Como o contrato com a rede Globo o impedia de ter ações de empresas concorrentes, a aquisição foi feita no nome do laranja Joaquim Cintra Gordinho.

Após o fim do contrato, Silvio conseguiu a concessão para um canal de televisão no Rio de Janeiro. 

Posteriormente, o apresentador conseguiu a concessão de outras quatro emissoras, formando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Desse momento em diante, o apresentador se tornou um dos principais concorrentes da rede Globo.

A popularidade de Silvio Santos continuou crescendo com seus programas de auditório, conseguindo ser a maior audiência aos domingos durante anos.

Silvio Santos foi eternizado pelo bordão “Quem quer dinheiro?”. Imagem: José Victor Vendramini de Paula.  

 Intenção política

Silvio tentou se candidatar à presidência da República pelo Partido Muncipalista Brasileiro em 1989. No entanto, sua candidatura foi barrada em virtude de um processo movido por Leonel Brizola no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre as décadas de 1980 e 2000, Silvio apresentou diversos programas de TV que marcaram gerações. 

Nos últimos anos, foi se afastando gradualmente da televisão. O "Programa Silvio Santos" passou a ser apresentado por sua filha, Patrícia Abravanel.

O sequestro da filha

Em agosto de 2001, Patrícia Abravanel foi sequestrada. Na época com 21 anos, a moça estava saindo de sua casa no Morumbi.

Patricia retornou para casa depois do pagamento do resgate no valor de R$ 500 mil chegar às mãos dos sequestradores

O chefe do grupo, Fernando Dutra Pinto, voltou a atacar a família Abravanel enquanto fugia da polícia após uma troca de tiros.

Dois dias após libertar Patrícia, o criminoso invadiu a casa de Silvio Santos em São Paulo, fazendo o empresário de refém por sete horas.

O caso recebeu ampla cobertura da mídia na época. O então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou a participar das negociações para a libertação do empresário.

Ao fim, o criminoso foi preso e morreu quatro meses depois, em virtude de uma infecção generalizada.

Retorno à televisão

Após um período afastado da programação dominical, Silvio retornou à TV com o "Programa Silvio Santos" em 2008. 

A atração tinha mais de três horas de duração, incluía quadros antigos e novas reformulações de projetos de Silvio.

Em 2010, foi descoberto um desfalque bilionário em uma das empresas do Grupo Silvio Santos, o Banco Panamericano. Oito anos depois, sete ex-diretores foram condenados por fraude. 

Em 2011, Silvio Santos abriu mão de sua parte da instituição financeira, vendendo o banco para o BTG Pactual.

Em dezembro de 2020, o apresentador comemorou 90 anos sem celebrações públicas, isolado devido à pandemia, ao lado das filhas. 

Em 1º de agosto de 2021, já vacinado com duas doses, Silvio voltou a apresentar seu programa pela primeira vez desde 2019.

Semanas após seu retorno, ele contraiu Covid-19 e foi hospitalizado. Recuperou-se e voltou a gravar seu programa, embora em um ritmo mais lento.

Ao som da música de abertura, "Silvio Santos vem aí", ele entrou no palco com alegria, dizendo: 

"Para tudo, já estou aqui. Já cheguei!". 

Foi a primeira de muitas brincadeiras para entreter o público em seu último programa.

Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, e as filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Ele também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento com Cidinha, que faleceu em 1977.

A família do empresário realizou uma cerimônia judaica fechada, como era o desejo do apresentador. 

A informação foi divulgada em uma nota lida pela jornalista Simone Queiroz:

Acredito que vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo. Queremos dizer para vocês que muitas vezes ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação a sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria com que ele viveu".

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
65
/mês
12x
R$
65.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP