A organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) busca conscientizar o mundo ociental de uma das realidades mais sangrentas da atualidade: o Cristianismo é a religião mais perseguida do mundo.
Para ajudar os cristãos perseguidos, a AIS está percorrendo diversos países para falar com seus governos e populações para ajudar os mais necessitados. Entenda a atual situação dos cristãos no mundo e a iniciativa da AIS.
Mais de 1/4 dos países contemporâneos não permitem que seus cidadãos professem sua fé. São bilhões de pessoas que têm um direito básico cerceado, aponta o Dr. Thiago Vieira, especialista em Direito Religioso pela Universidade Mackenzie, no curso Liberdade e Perseguição Religiosa.
Uma pesquisa da organização internacional Portas Abertas mostrou que, em mais de 50 países, pessoas sofrem as seguintes punições devido às perseguições religiosas locais:
O relatório da instituição mostrou que o Cristianismo é a religião mais perseguida do mundo. Mais de 360 milhões de cristãos enfrentam perseguição alta, severa ou extrema, um número de pessoas superior a toda a população do Brasil.
Em busca de ajudar todas essas pessoas, a organização Ajuda à Igreja que Sofre está percorrendo diversos países.
Em comunicado oficial, a AIS afirmou:
"Nossas iniciativas são um alerta para o facto de que não há liberdade religiosa em diversos países do mundo. O objetivo é combater a indiferença perante uma situação dramática que afeta milhões de pessoas. Precisamos chamar a atenção das pessoas em todo o mundo para a questão, tantas vezes ignorada, da perseguição aos cristãos".
De 17 a 26 de novembro, diversas paróquias portuguesas divulgarão o relatório da AIS e realizarão momentos de oração pelos seus irmãos perseguidos.
Em julho, representantes da instituição também discursaram no parlamento português para mostrar essa realidade e conseguir ajuda.
Os principais monumentos das cidades serão personalizados para chamar a atenção para o problema. O Cristo-Rei de Almada, Portugal, já foi iluminado de vermelho; o próximo será o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.
A iniciativa da AIS também atuará nos seguintes países:
O professor Thiago possui um curso exclusivo na Brasil Paralelo analisando mais profundamente como ocorre a perseguição religiosa no mundo contemporâneo e o direito à liberdade religiosa, o curso Perseguição e Liberdade Religiosa.
Thiago é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent's Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae).
O curso foi lançado um dia antes do documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, que abordou a perseguição religiosa no país do ditador socialista Daniel Ortega. A instituição Portas Abertas afirmou que a Nicarágua é o 50º país mais hostil a cristãos do mundo.
Confira um resumo do que será abordado no curso:
INTRODUÇÃO
1. A primeira das liberdades
1. A Importância de tratarmos o tema da liberdade religiosa. A luta pela liberdade: contexto histórico. Protagonismo da Liberdade Religiosa, a primeira das liberdades. O que é Religião para o Direito, hoje.
DESENVOLVIMENTO
2. O que é liberdade religiosa?
O que é liberdade religiosa? Qual seu âmbito de proteção? Quais suas funções? Quais seus destinatários?
3 - Ainda existe perseguição religiosa?
Ainda existe perseguição religiosa? 1/3 da população mundial sofre severas violações à liberdade religiosa, resultando em 2/3 da população mundial. Entrar nesses números. A Perseguição Extremada e a Perseguição Educada – minando a estrutura da religião.
A teocracia dos países árabes e perseguição extremada. O Estado Secular Chinês e o Comunismo. Nicarágua. A confessionalidade dos países nórdicos da Europa e a perseguição educada.
4 - Perseguição educada e Perseguição extremada
4. O movimento laicista francês: da perseguição educada para a extremada. Sua influência para o mundo: Canadá, Chile, Inglaterra, Uruguai e até mesmo o Brasil. O Brasil da pandemia. A ADPF 811. A indiferença da ONU.
CONCLUSÃO
5 - A nova guilhotina e o exemplo brasileiro
A perseguição religiosa educada: a nova guilhotina. O que fazer? O exemplo constitucional brasileiro.
Além dos cursos, você e sua família terão acesso a:
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para ter acesso ao segundo maior streaming do Brasil.
A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP