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Crianças brasileiras só ganham das marroquinas em matemática

Estudo revela que mais da metade dos alunos brasileiros de nove anos têm dificuldades com contas básicas e não conseguem fazer medições simples.

Educação
Pátria Educadora
Freepik
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Um levantamento constatou que grande parte dos adolescentes de 13 anos não sabe coisas básicas, como o fato de o mar ser salgado e o sol produzir calor.

A situação coloca o país atrás de nações como Cazaquistão, Bósnia e Irã no ranking do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS). 

Ele é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) a cada quatro anos, a partir de dados reunidos em um exame de conhecimento feito pelos alunos. 

Segundo a IEA, 91% dos estudantes do 4º ano atingiram 400 pontos em Matemática, a nota mínima para o nível básico na matéria. No 8º ano, essa porcentagem foi de 81%. 

No caso do Brasil, 22.770 adolescentes do 8º ano e 22.130 crianças do 4º ano foram avaliados. 

Somente em matemática, 49% dos brasileiros de 4º ano não chegaram sequer ao nível básico. No 8º ano, ficaram em penúltimo lugar geral, atrás apenas do Marrocos.

Os resultados não só estão abaixo da média, como indicam queda de desempenho entre as séries. 

O baixo desempenho reflete uma situação que já dura anos. No documentário Pátria Educadora, a Brasil Paralelo investigou o que há por trás desse mau desempenho do país em provas internacionais. 

Assista gratuitamente:

Mais da metade não sabe usar uma régua

O relatório indica que 51% das crianças brasileiras do 4º ano, que tem na faixa dos 9 anos, não dominam habilidades como:

  • multiplicações básicas;
  • medir com uma régua.

Essas competências são necessárias para alcançar o nível básico de conhecimento. Deste grupo: 

  • Só 21% alcançaram o padrão intermediário. Na prática, quer dizer que 79% sequer consegue medir comprimentos com régua e realizar operações com números de até três dígitos.
  • Apenas 5% chegaram ao nível alto, no qual conseguem subtrair e adicionar decimais e converter minutos em horas;
  • Somente 1% estão no nível avançado, sendo capazes de resolver equações e representar dados em gráficos.

Adolescentes que não entendem fração 

A situação piora no 8º ano. Os alunos na faixa dos 13 anos ficaram em penúltimo lugar na classificação geral, vencendo apenas os do Marrocos. 

Apenas 38% conseguiram fazer contas com números negativos e medir polígonos, o que é considerado nível básico. Desses:

  • só 14% foram capazes de interpretar frações e porcentagens para resolver problemas, o chamado nível intermediário;
  • somente 4% sabem usar o Teorema de Pitágoras e determinar probabilidades, atingindo o nível alto;
  • e só 1% resolveram corretamente equações com raiz quadrada, expoente e fração, o nível avançado.
  • dos 62% que não chegaram ao padrão mínimo, 5% não acertaram nada.

Crianças não sabem o que é a lei da gravidade

Em ciências, a situação foi um pouco melhor. No 4º ano, o Brasil ficou em 51º lugar entre 58 países. 

Os resultados indicam uma percepção melhor em do desempenho em ciências do que em matemática. 61% alcançaram o nível básico, demonstrando conhecimento sobre plantas, animais e o meio ambiente. 

Além disso, sabem que turbinas geram eletricidade.

Desses, só 31% chegaram ao nível intermediário. Isso significa que 69% não sabem:

  • os tipos de alimentos necessários para uma dieta equilibrada;
  • como funcionam circuitos elétricos simples;
  • que a gravidade faz com que os objetos caiam.

Dos 22.130 avaliados, apenas 1.991 chegaram ao nível alto, somando 9% do total. Esse nível exige a compreensão de como os germes se espalham e qual a quantidade de água existente no planeta Terra. 

Apenas 1% está no nível avançado, sendo capaz de:

  • identificar características hereditárias e não hereditárias,
  • compreender o impacto da poluição nas colheitas e
  • prever resultados de experimentos.

Adolescentes não sabem que o mar tem sal 

No caso dos estudantes do 8º ano, o déficit também impressiona. Dos 22.770 avaliados, 58% não sabem que a água do oceano contém sal e o Sol fornece luz e calor, o que corresponde ao nível básico. 

Ademais:

  • Apenas 27% dos adolescentes estão no nível intermediário. Isso indica a incapacidade de reconhecer uma reação química como produtora de gases e dificuldade em afirmar que o movimento da Terra é responsável pelo dia e pela noite.
  • 8% alcançaram o nível alto, no qual conseguem identificar os principais órgãos do corpo humano. Além disso, entendem que o desmatamento e a liberação de gases de efeito estufa podem impactar o clima da Terra.
  • Apenas 1% atingiu o nível avançado, reconhecendo que a composição de um objeto influencia a quantidade de ferrugem que ele produz. Também identificam se substâncias são ácidas ou básicas com base no seu valor de pH.

Meninos vão melhor em matemática

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) avalia:

  • o conhecimento dos estudantes nas disciplinas conforme o esperado para a faixa etária;
  • se eles conseguem entender fenômenos naturais e matemáticos no cotidiano.

Os alunos são classificados em níveis de dificuldade: baixo, intermediário, alto e avançado, dependendo do número de acertos. 

Cerca de 650 mil estudantes de escolas públicas e privadas ao redor do mundo participaram das provas online, que abordaram números, medição, geometria e resolução de problemas.

O TIMSS também comparou o desempenho entre meninos e meninas, além das condições de casa e escola que afetam os resultados. 

Em geral, estudantes que faltaram menos à escola se saíram melhor nas duas avaliações. Aqueles cujas famílias têm melhores condições financeiras também tiveram nota mais alta. 

Os meninos desempenharam de modo superior às meninas em matemática, no 4º ano na maioria dos países, e na metade deles no 8º ano. Em Ciência, na maioria dos países avaliados, não há diferença de desempenho entre gêneros.

O levantamento é feito a partir de uma prova aplicada mundialmente desde 1995 em alunos do 4º e do 8º ano do ensino fundamental. 

Como estão os melhores países

Os estudantes asiáticos foram o destaque no ranking. Cingapura liderou ambas as disciplinas e faixas etárias, seguida por China, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul. 

A Lituânia foi a nação fora da Ásia mais bem classificada, alcançando a sétima posição no ranking de Matemática do 4º ano. 

Na lista dos dez melhores, além dos asiáticos, estão a Inglaterra em 6º lugar, seguida por Irlanda, República Checa, Suécia e novamente a Lituânia. A Turquia também se destacou, e os Estados Unidos ficaram em 27º lugar.

Uma nova forma de avaliar a educação brasileira

Até então, o nível dos alunos brasileiros só era comparado com o de estrangeiros através do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia jovens de 15 anos. 

A inclusão no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) marca um passo importante para entender os desafios educacionais do Brasil desde os primeiros anos escolares. 

Além disso, é importante a participação dos responsáveis nesse processo. Pensando nisso, a Brasil Paralelo desenvolveu a Travessia. Trata-se de uma jornada de estudos autêntica, com início, meio e fim bem definidos. 

A empresa reuniu uma curadoria de professores e temas relevantes em uma experiência de ensino desenhada nos mínimos detalhes pela Brasil Paralelo. 

Através dela, os pais terão ferramentas para ajudar seus filhos na missão de superar as barreiras do atual sistema educacional. Toque aqui e desbloqueie seu acesso agora mesmo.

Diante desses resultados preocupantes, será possível ao poder público traçar formas para melhorar o aprendizado desde cedo. 

Participar do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) ajuda a entender onde estão as falhas e como podemos melhorá-las. Além disso, o engajamento da família no processo é fundamental para resolver a questão.

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