“Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil! Brasileiros! A nossa divisa de hoje em diante será – INDEPENDÊNCIA OU MORTE!”
Com essas palavras, Dom Pedro I foi imortalizado na memória nacional. Preferiu o Brasil, deixou Portugal e tornou-se o primeiro Imperador além-mar. Faltando pouco para a comemoração de 200 anos de independência, o Brasil recebeu hoje o coração de seu antigo monarca - conservado há 187 anos em formol e protegido com 5 chaves.
No último sábado, 20, em Porto, ocorreu a primeira exposição aberta ao público do coração de Dom Pedro I. Terminou no domingo e ele seguiu para o Brasil
A partir de terça-feira, 23, ficará exposto com todas as honrarias na sala Santiago Dantas em uma cripta no Palácio do Itamaraty. De acordo com Alan Coelho de Séllos, chefe Cerimonial do Itamaraty:
“Como costuma ser uma cerimônia oficial de chegada, com as honras militares envolvidas no Palácio do Planalto e a subida da rampa, os hinos, o hino nacional e o hino da Independência que, aliás, é uma composição de Dom Pedro I que, além de imperador ,era um bom músico nas horas vagas”.
O órgão só retornará a Portugal no dia 8 de setembro, onde fica guardado na igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade de Porto, protegido pelos Guardiões da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.
“Como se Dom Pedro estivesse entre nós”, diz Itamaraty sobre vinda de órgão ao país.
Para a viagem, a relíquia foi escoltada pela força aérea brasileira. Foi transportado em um avião da FAB acompanhado de autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro.
“O coração será recebido no Brasil como chefe de Estado, e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil”, diz Séllos.
No dia 7 de setembro de 2022 o Brasil completa 200 anos como Nação Independente. O coração de Dom Pedro I voltando ao Brasil é um marco. As negociações começaram em fevereiro.
Primeiro, o governo brasileiro conseguiu autorização do Instituto Médico Legal da Universidade de Porto. Um parecer técnico foi necessário tendo-se em vista a fragilidade do órgão e os riscos de uma viagem.
Por fim, na cidade do Porto, a Câmara de Vereadores aprovou a vinda do coração por unanimidade.
Embora o coração de Dom Pedro I fique em Portugal, seus restos mortais estão em São Paulo, na cripta imperial, no Parque da Independência.
Dom Pedro I é um dos grandes nomes da história do Brasil, história que tem sido constantemente deturpada. Heróis nacionais não são apresentados aos estudantes e o legado que deixaram vai se perdendo.
Em 2017, a Brasil Paralelo encantou corações resgatando as origens do país entregando mais Brasil para os brasileiros.
Longe de tratar a história como negativa, de resumi-la como uma invasão portuguesa, a série de história mais amada da BP mostrou que o país foi erguido com atos de sacrifício, honra e coragem.
A série Brasil - A Última Cruzada foi capaz de devolver ao povo o orgulho de ser brasileiro. Agora, em comemoração aos 200 anos de independência, a série será relançada em nova edição remasterizada de ultra definição 4k com conteúdos inéditos.
Cada episódio foi revisitado e todos terão nova exibição. A estreia da nova edição será no dia 5 de setembro. Nela, o resgate é elevado ao estado da arte.
Clique aqui para participar do lançamento e ganhar um pacote de imagens exclusivas.
Novas gravações foram feitas em Portugal, Espanha, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Haverá novas entrevistas e as antigas totalmente recoloridas. A aposta é que as novas ilustrações vão realmente encantar a quem assistir.
Na nova Edição, também será lançada a primeira animação de ficção da Brasil Paralelo: Reconquista.
A animação traz em sua narrativa todos os temas que informaram a série original: a importância da reconquista da memória como primeiro passo para reconquistar os rumos do próprio destino.
O drama de um povo sem memória, sem identidade e à deriva é personificado em Pedro Astúrias. Herdeiro de uma grande fortuna, ele vaga pelas ruas de uma metrópole, perdido e sem memória, enquanto uma ameaça estrangeira quer destruir todo o legado de sua história familiar.
Perdido entre a realidade difícil da vida nas ruas e visões ou alucinações que lhe mostram cenas da História brasileira das quais sua família participou, Pedro tem pouco tempo para tentar recuperar a memória e impedir o total apagamento de seu legado.
No dia 05 de setembro, às 20h, será realizado o evento online de estreia, momento para apresentar todas as novidades, bastidores e desafios da produção.
Toque no link para participar e ganhe o pacote de wallpapers da série para seu celular e computador. São ilustrações inéditas feitas por nossa equipe.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP