O Congresso dos EUA solicitou documentos que comprovem os supostos pedidos de Alexandre de Moraes para que o dono da rede social X violasse a lei brasileira e limitasse o direito à livre expressão na plataforma. Essa decisão do parlamento americano acontece após o choque entre Elon Musk e Alexandre de Moraes.
Cartas na Mesa é o programa de análise política da Brasil Paralelo, em que o apresentador Renato Dias lidera a equipe composta por Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, Christian Lohbauer e Adriano Gianturco que debatem temas importantes com convidados especiais.
No episódio que foi ao ar no dia 15/04 foi convidado o advogado e professor André Marsiglia, que ajudou no debate sobre os limites à liberdade de expressão supostamente impostos pelo STF e nos impactos que a cobertura internacional causou na mídia brasileira.
André Marsiglia ressaltou o papel negativo que a polarização da briga entre Musk e Moraes traz para o debate público.
Segundo ele, esse duelo de opiniões acaba por tirar o foco da questão central, que seria a liberdade de expressão, de acordo com o convidado:
“Eu fiquei muito incomodado durante toda a semana com a politização de todos os fatos relacionados ao que Musk dizia. Politização faz parte do jogo, mas a politização não pode esconder o jogo, a politização não pode servir para desqualificar o fato e o fato é que houve denúncias ou acusações e essas acusações precisam e precisavam ser apuradas…
Ainda de acordo com o professor, a posição da Câmara americana foi exemplar e mostra como as instituições brasileiras deveriam apurar as denúncias.
Para o deputado Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, a mídia brasileira, que se calou diante da censura nos últimos anos, passou a se opor às inconstitucionalidades de Moraes apenas como forma de se adaptar aos crescentes questionamentos trazidos pelos grandes veículos de comunicação mundiais, em especial pelos meios progressistas.
No entanto, outros meios de comunicação como a Globo e a Veja mantiveram uma postura favorável à PL das fake news, proposta que visa regulamentar o debate público na internet.
Ambos os veículos também contrariam as denúncias de Elon Musk, classificando-as como fruto dos interesses particulares do dono da empresa X.
Assista o episódio pelo link Caso X: Congresso americano entre no jogo| Cartas na Mesa
Para saber mais sobre as acusações de Elon Musk acesse: Resumo completo do conflito entre Elon Musk e Alexandre de Moraes e Para Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, declarações de Elon Musk não são ataque à soberania brasileira
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP