O cardeal Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos, não estará entre os cardeais que participarão do conclave que elegerá o próximo papa.
A decisão foi tomada após reuniões realizadas nos últimos dias, segundo informações divulgadas por veículos especializados no Vaticano.
Becciu foi condenado em 2023 por um tribunal da Santa Sé, em um caso envolvendo a compra de um imóvel de luxo em Londres.
Parte dos recursos usados na transação, segundo o processo, teria origem no Óbolo de São Pedro, fundo destinado originalmente a obras de caridade.
Apesar da condenação, na última semana o cardeal afirmou que estaria presente na eleição, sob a justificativa de ter sido perdoado pelo papa Francisco.
No entanto, seu nome não constava na lista oficial de eleitores divulgada pela Santa Sé. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar, o que, no caso de Becciu, não seria um impedimento.
Nesta segunda-feira, durante uma das congregações gerais que antecedem o conclave, Becciu teria reafirmado o desejo de participar da votação.
Ao final da reunião, no entanto, ele decidiu se retirar do processo. Em comunicado enviado à agência AFP, o cardeal se manifestou:
"Tendo no coração o bem da Igreja, à qual servi e continuarei servindo com fidelidade e amor, assim como para contribuir com a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer como sempre fiz".
Segundo o cardeal Fernando Filoni, presente nas reuniões, o episódio envolvendo Becciu gerou “sofrimento” entre os membros do Colégio de Cardeais.
Becciu foi o primeiro cardeal a ser condenado por um tribunal do Vaticano sob a acusação de gestão imprópria de recursos. O caso reacendeu debates sobre transparência financeira na Cúria Romana e trouxe repercussão internacional às vésperas do conclave.
Giovanni Angelo Becciu ocupou cargos relevantes na Cúria Romana. Antes de ser nomeado cardeal em 2018, foi Núncio Apostólico em Angola e República Dominicana. Na Secretaria de Estado do Vaticano, atuou em diplomacia e coordenação de assuntos internacionais. Como Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, geriu processos de canonização e beatificação. Apesar de sua experiência em administração e diplomacia, sua carreira foi abalada por um escândalo financeiro envolvendo investimentos imobiliários, levando à sua renúncia e a investigações.
No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o legado do papa Francisco. Além disso, o historiador percorre a história do papado desde São Pedro até os dias atuais.
Assista o primeiro episódio, Vida e obra do papa Francisco:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP