A obra Noite Estrelada faz parte do imaginário universal. O quadro, pintado pelo artista holandês Vincent van Gogh, retrata o céu visto através de uma janela e é facilmente reconhecido por quem o observa.
O estilo original de Van Gogh é uma assinatura que revela o artista logo no primeiro olhar. Noite Estrelada encanta a muitos e traz uma nova forma de enxergar uma paisagem, uma forma que explora sentimentos e pensamentos do autor e de muitos observadores.
A obra, pintada em 1889, foi criada por Van Gogh enquanto ele estava internado em Saint-Rémy-de-Provence, após um colapso mental.
Durante sua internação, o artista continuou a trabalhar em um pequeno estúdio cedido pelo hospital. Embora não pintasse à noite, ele guardava em sua memória o que via e retratava a luz do dia.
No quadro, é possível observar um longo cipreste, um pequeno povoado, estrelas brilhando e a lua em destaque, além de redemoinhos que cortam o centro da tela.
Segundo o Google Arts & Culture: “A paisagem retratada mistura o real com imagens da sua memória, como uma igreja tipicamente holandesa. É notável o contraste entre a calma da pequena vila representada e o caos celestial”.
James Beattie, doutor em Astrofísica pela Universidade de Princeton, em Nova Jersey, que conduziu uma pesquisa semelhante à de Huang sobre a obra, fez a seguinte afirmação sobre as pesquisas atuais:
“O que eu retiro de estudos como esse é que [van Gogh] capturou um pouco dessa universalidade no belo quadro”.
Durante anos, acreditava-se que os redemoinhos na pintura representavam apenas a agitação emocional vivida pelo artista naquele período.
Recentemente, pesquisadores da França e da China retomaram a discussão ao sugerir que a obra pode retratar um fenômeno conhecido como “turbulência dos fluidos”'.
A teoria da turbulência dos fluidos foi criada em 1941 por Andrei Kolmogorov. Esse matemático russo descreveu como a velocidade de um fluido se relaciona com a perda de sua energia.
O fenômeno pode ser observado em diversos contextos, como o movimento da água, as nuvens de tempestade, as correntes oceânicas e até o fluxo sanguíneo.
Apesar do aparente caos gerado pelo movimento, a teoria sugere que a turbulência segue padrões que podem ser analisados e descritos por equações matemáticas.
O estudo referente ao quadro de Van Gogh, liderado por Yongxiang Huang sugere que a obra apresenta uma representação detalhada do fenômeno observado pelo artista. De acordo com Huang:
”Este resultado sugere que van Gogh teve uma observação muito cuidadosa de fluxos reais, de modo que não apenas os tamanhos dos redemoinhos/redemoinhos em The Starry Night, mas também suas distâncias relativas e intensidade seguem a lei física que governa os fluxos turbulentos”.
Uma das imagens frequentemente utilizadas para ilustrar a teoria de Kolmogorov vem de um poema escrito em 1922 por Lewis F. Richardson:
“Grandes redemoinhos têm pequenos redemoinhos
que se alimentam de sua velocidade,
e pequenos redemoinhos têm redemoinhos menores
e assim por diante até a viscosidade”.
Utilizando tecnologia, Huang e outros cientistas analisaram as principais formas circulares da obra para verificar a compatibilidade dos redemoinhos com teorias físicas.
O estudo seguiu dois modelos: a “Escala de Batchelor”, que analisa fluidos em grande escala, e a “Escala de Kolmogorov”, aplicada a fluidos em menor escala.
Segundo Huang, apenas os redemoinhos foram considerados, e eles seguem o padrão de cascata proposto por Kolmogorov.
Durante anos, acreditava-se que os redemoinhos em Noite Estrelada representavam apenas a crise emocional vivida pelo artista naquele período.
Van Gogh pintou a obra enquanto estava internado voluntariamente em um hospital em Saint-Rémy-de-Provence, próximo a Arles, na França, após sofrer um colapso mental.
Lorenzo Giovannini, Físico da Universidade de Trento, em entrevista à ANSA fez a seguinte colocação:
“É um resultado muito curioso e que demonstra como ele intuía o fenômeno natural da turbulência, que ainda é particularmente complexo de descrever em modelos meteorológicos".
Noite Estrelada é uma das obras mais conhecidas de Vincent van Gogh.
Vincent Willem van Gogh foi um pintor holandês nascido em Zundert em 30 de março de 1853. Filho de um pastor protestante, foi o mais velho de seis irmãos.
Começou a desenhar aos 11 anos, ainda na escola, embora não demonstrasse grande talento inicial. Após experiências frustrantes em seus colégios, abandonou os estudos em 1868 e nunca os retomou. Trabalhou em diversos empregos, como livreiro e professor, antes de se dedicar à carreira artística.
Foi profundamente religioso, como é afirmado em sua biografia no site do Van Gogh Museum. Suas cartas, a partir de 1875, quando esteve em Paris, refletem esse aspecto de sua vida:
“Vincent foi transferido para Paris em 1875 – um período em que ele se tornou cada vez mais religioso. As cartas que ele escreveu para Theo nessa época são cheias de citações da Bíblia e relatos de serviços religiosos e sermões”.
Nas cartas que enviava ao seu irmão Theo, Van Gogh costumava incluir esboços das coisas que havia visto, sendo aconselhado por Theo a dedicar-se mais aos seus desenhos.
Em 1880, ao se mudar para Bruxelas, começou a aprimorar sua técnica. No ano seguinte, voltou a morar com seus pais e passou a produzir inúmeras obras, incluindo paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos.
Em 1888, enquanto estava em Arles, no sul da França, Van Gogh, em correspondência com seu irmão, revelou o desejo de montar um estúdio para artistas. O pintor escreveu ao irmão:
“Você sabe que eu sempre achei ridículo que pintores vivam sozinhos etc. Você sempre perde quando está isolado”.
O primeiro artista a se mudar para a casa foi Paul Gauguin, que foi para Arles custeado por Theo, irmão de Van Gogh.
Theo se alegrou com a conquista de seu irmão e escreveu a Van Gogh:
“Então Gauguin está vindo; isso fará uma grande mudança em sua vida. Espero que seus esforços tenham sucesso em fazer de sua casa um lugar onde os artistas se sintam em casa”.
Em pouco tempo, as diferenças entre os artistas ficaram evidentes, e Gauguin ameaçou ir embora. O fato tornou-se insuportável para Van Gogh, que, perturbado, ameaçou seu amigo com uma navalha.
Na mesma noite, Van Gogh cortou sua própria orelha, arrependendo-se posteriormente pelo surto contra Gauguin. Na manhã seguinte, Vincent foi internado em um hospital. Seu desejo de montar um estúdio para artistas não se concretizou.
Em 1889, Van Gogh começou a apresentar oscilações em sua saúde mental e, temendo um novo surto, decidiu se internar voluntariamente no hospital Saint-Paul-de-Mausole, em Saint-Rémy. Apesar da doença, continuou a trabalhar e, no mesmo ano, pintou a obra Noite Estrelada.
Van Gogh deixou o hospital em maio de 1890 e se mudou para Auvers-sur-Oise, onde moravam vários artistas. Aproveitando a tranquilidade do local, dedicou-se inteiramente à sua arte e, segundo sua biografia, era capaz de completar uma obra por dia.
Ao saber que seu irmão Theo havia deixado o emprego para iniciar seu próprio negócio, o o pintor temeu que isso gerasse uma crise financeira. Apesar de ser tranquilizado por seu irmão e cunhada, Vincent passou a sofrer de ataques constantes.
De acordo com sua biografia no site do Van Gogh Museum, “Ele não conseguia se livrar de sua tristeza sobre o futuro”.
Em 27 de julho de 1890, Van Gogh entrou em um campo de trigo e disparou contra o próprio peito com uma pistola. Embora ferido, conseguiu caminhar até seu quarto, onde morreu, assistido por seu irmão Theo.
Vincent Van Gogh foi enterrado em Auvers no dia 30 de julho de 1890. Ao longo de sua carreira, Van Gogh exerceu uma atividade artística intensa, deixando um grande acervo com mais de 850 pinturas e quase 1300 obras em papel."
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