Elon Musk irá se encontrar com o presidente do Brasil para discutir planos de sua empresa de sinal de internet, a Starlink. Musk deseja disponibilizar conexão à internet via satélite para áreas de difícil acesso no Brasil. Certas regiões do país, especialmente da Amazônia, não conseguem receber internet via fibra óptica.
O governo Bolsonaro já elaborou projetos nesse sentido, como o Internet Para Todos, e agora irá discutir um possível investimento de Elon Musk para aprimorar o acesso à internet no país. O encontro também tem o objetivo de analisar o meio ambiente da Amazônia através dos satélites da Starlink.
O empresário africano irá desembarcar no interior de São Paulo, em localização não revelada pelo Palácio do Planalto, no dia 20 de maio. A reunião envolverá diversos membros do Governo Federal.
Elon Musk também se reunirá com empresários brasileiros durante os dias que ficar no Brasil.
Apoiadores de Jair Bolsonaro comemoraram a aproximação do presidente com o empresário devido às ideias políticas de Elon Musk. O bilionário africano defende a liberdade de expressão e livre iniciativa de mercado. Recentemente, também ganhou fama por ter se tornado o homem mais rico do mundo.
Musk fez uma das propostas mais inusitadas dos últimos tempos: a compra de uma das principais redes sociais do mundo, o Twitter. Por 44 bilhões de dólares - a maior compra digital da história.
A título de comparação, o bilionário Donald Trump, famoso magnata dos EUA e ex-presidente do país, possui um patrimônio total de 2,5 bilhões de dólares.
A proposta, que ainda está em andamento, foi motivada pelo desejo de Elon Musk de defender a liberdade de expressão.
Elon afirmou que a conta do ex-presidente deve ser reativada. O posicionamento de Musk, de forma resumida, é descrito por ele como:
“Por ‘liberdade de expressão’, eu simplesmente quero dizer aquilo que está dentro da lei. Eu sou contra a censura que vai além da lei. Se as pessoas querem menos liberdade de expressão, elas devem pedir que os governantes criem leis sobre isso. Agir contra isso é ir além da lei, é contrário ao desejo das pessoas”.
O Twitter é uma das principais ferramentas da política moderna, diversos cientistas políticos atribuem as vitórias de Bolsonaro e Trump ao Twitter e outras redes sociais.
Em junho de 2018, a própria direção do Twitter empreendeu uma pesquisa para entender o alcance político da empresa. Os diretores da empresa interagiram com usuários brasileiros, buscando compreender como a plataforma é utilizada como fonte de conhecimento político.
A pesquisa descobriu que 70% dos usuários do Brasil utilizam a rede social para se informar politicamente. Segundo a mesma pesquisa da empresa, 79% dos brasileiros afirmaram que as propostas políticas apresentadas na rede social os ajudam a definir seus votos.
O Twitter censurou a conta de Donald Trump no início de 2021. Sem explicações muito detalhadas, a justificativa para a ação foi que Trump estava incentivando a violência no país.
A decisão dos dirigentes da plataforma reverberou na política dos EUA e, consequentemente, na política do mundo.
Iniciativas de censura, como a do Twitter, vem influenciando a geopolítica internacional. Se Elon Musk tiver sucesso em sua investida sobre a plataforma, poderá mudar esse cenário.
Eleições costumam definir o futuro de um país, mas as eleições dos EUA definem o futuro do mundo inteiro. A Brasil Paralelo apresenta essa realidade de forma detalhada no documentário O Fim Das Nações.
O documentário elucida os principais pontos para compreender a política internacional moderna. Nesse cenário, Musk caminha para se tornar influente na geopolítica global.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP