O Papa Francisco destaca a importância do riso desde a infância. Em sua autobiografia Esperança, explica que essa habilidade é uma maneira mais leve de enfrentar os problemas. Segundo ele, rir de si mesmo combate o narcisismo e promove a virtude da fortaleza.
O Papa afirma que a capacidade de rir não se limita a tradições familiares ou religiosas, mas é um ensinamento sobre como enfrentar o sofrimento.
Aponta que crianças e idosos, com sua espontaneidade, mostram que rir e chorar são como um bom vinho que fica melhor com o tempo. Isso fortalece o espírito humano e lembra a cada ser humano da importância de ser genuíno e cheio de vida.
Francisco acredita que o segredo é criar dentro de si um espaço de esperança e alegria, ao invés de simplesmente querer afastar os problemas.
Com um tom surpreendente bem humorado, também destaca como uma figura de linguagem pode tornar o dia a dia mais tranquilo:
“A ironia pode ser vista como uma forma inteligente de mostrar dignidade, afirmando que somos superiores ao que nos acontece”.
Ilustra isso com uma história que viveu com o papa com São João Paulo II nos anos 1970.
São João Paulo II estava em reuniões para preparar o conclave de 1978, no qual ele acabou sendo escolhido como papa.
De uma forma ríspida, um cardeal mais velho disse a João Paulo que ele não deveria esquiar ou nadar, pois achava que essas coisas não combinavam com sua posição. Foi quando o futuro papa respondeu brincando:
“ ‘Mas você sabia que na Polônia essas são atividades comuns para pelo menos 50% dos cardeais?’. Naquela época, na Polônia, havia apenas dois cardeais”.
Segundo Francisco, esse caso demonstra que quando as pessoas riem de verdade ou choram de emoção, fortalecem sua conexão com a vida.
Explica que rir durante situações adversas não significa falta de consideração com o que está acontecendo
Em vez disso, é uma escolha feita com consciência para manter a dignidade e a esperança. Em períodos difíceis, ele ressalta que é fundamental lembrar o quanto o humor é poderoso.
Previsto para ser lançado após sua morte, Esperança chega agora em razão do Ano Jubilar, que começou no dia 1º de janeiro.
No Brasil, estará disponível em 4 de fevereiro pela editora Fontanar, com versões impressa e digital na Amazon.
Com 368 páginas, o livro explora histórias que demonstram como as piores tragédias podem tornar-se menos pesadas.
Esse também é um dos temas explorados em Oficina do Diabo, primeira ficção da Brasil Paralelo que estreia hoje, 16 de janeiro.
O filme conta a história de Pedro, um jovem que volta para a casa da mãe depois de perder tudo ao se iludir com sua profissão. Lá, precisa redescobrir o sentido da vida.
No entanto, o demônio Natan está disposto a dissuadi-lo de não achar o que procura e ganhar sua alma para a empresa mais antiga do mundo: o inferno.
Oficina do Diabo estreia exclusivamente no streaming da Brasil Paralelo. O lançamento será em um evento online no Youtube. Registre-se para ser notificado e assistir ao vivo.
Em Esperança, Francisco também compartilha a razão pela qual reside na Casa Santa Marta. Em suas palavras, era uma forma de “ficar mais perto das pessoas”.
Ele teve uma atitude semelhante quando foi nomeado bispo de Buenos Aires, quando não quis morar na residência oficial do bispo e dispensou uma cozinheira. Para a época, era algo inimaginável.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. É o filho mais velho de dois imigrantes italianos e formou-se em química antes de ir para o seminário.
Foi ordenado padre em 1969, tornando-se líder jesuíta durante a ditadura argentina. Assumiu várias posições na Igreja antes de ser nomeado cardeal em 2001, participando do conclave, que elegeu Bento XVI em 2005.
Esperança representa a segunda publicação de Francisco em dois anos, fortalecendo sua mensagem pastoral.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP