O piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva foi considerado o “melhor piloto de todos os tempos” segundo uma pesquisa da revista britânica Autosport. Senna foi campeão mundial da Fórmula 1 três vezes, sendo considerado um dos maiores ídolos do Brasil.
Após uma carreira de sucesso, Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994, aos 34 anos, vítima de um acidente no circuito de Ímola, na Itália.
Sua morte marcou o Brasil, deixando o país de luto. Após ser conhecido em todo o Brasil por sua simpatia, seus projetos de filantropia e o sucesso na carreira, diversas produtoras homenagearam o ídolo brasileiro.
Conheça algumas das principais adaptações televisivas sobre a vida de Ayrton Senna.
A esperada série sobre a vida de Ayrton Senna estreou no dia 29 de novembro de 2024, lançada pela Netflix.
Com o carioca Gabriel Leone no papel principal, a produção internacional conta a trajetória de Ayrton Senna desde as pistas de kart em São Paulo ao fatídico dia de sua morte, há 30 anos.
De acordo com o diretor Vicente Amorim, um dos maiores desafios foi filmar com elenco de várias nacionalidades e cenários diversos.
Grande parte das cenas externas foram rodadas na Argentina e no Uruguai, o que viabilizou a movimentação do elenco. No entanto, o autódromo precisou ser adaptado para simular diferentes circuitos mundiais, desafiando a equipe de pós-produção.
Senna tem seis episódios de cerca de uma hora cada. A série está disponível na Netflix exclusivamente para assinantes.
Além de Gabriel Leone, o elenco têm Alice Wegman, como Lilian Vasconcellos, primeira esposa de Senna; Gabriel Louchard, como Galvão Bueno; Marco Ricca, como o pai de Senna; Pâmela Tomé, como Xuxa; Júlia Foti, como Adriane Galisteu; e Camila Márdila, como Viviane Senna.
A série da Netflix não é o único relato cinematográfico da vida de Ayrton Senna. Outras cinco produções também contam a história do piloto. Confira abaixo quais são e onde assistir:
Em 1998, o diretor francês Jean Claude Guiter apresentou ao mundo a cinebiografia “Uma Estrela Chamada Ayrton Senna”.
O filme de uma hora explora a vida e o legado de Ayrton Senna. Ele mostra como a competição era central para sua carreira, enfatizando como o piloto era concentrado e focado em superar seus desafios.
Aborda ainda a pressão e o impacto emocional das vitórias na vida de Senna, revelando sua capacidade de aprender e se fortalecer com seus erros.
“Uma estrela chamada Ayrton Senna” está disponível gratuitamente no Youtube. Assista:
Seis anos depois, em 2004, foi a vez do cineasta Hans Pool homenagear Senna.
O documentário descreve, através de entrevistas de pilotos que competiram com ele, como Senna é lembrado por sua intensa competitividade e rivalidade feroz com Alain Prost.
Obcecado pela vitória, não se conformava com o segundo lugar. Por isso desenvolvia estratégias meticulosas e uma determinação inabalável para superar limites.
O filme também cita a habilidade do piloto em correr na chuva, o que para o diretor demonstra uma alta capacidade de adaptação e controle do carro, aliada a um foco e concentração incomparáveis durante as qualificações.
A conexão dele com o Brasil também é um destaque, em especial seu apoio aos menos favorecidos e às causas comunitárias. Também aborda as preocupações de Senna com a segurança dos pilotos em geral.
Ele falou sobre o assunto no dia 30 de abril de 2024, véspera de sua morte. Assista gratuitamente abaixo:
O documentário de 2010 foi dirigido pelo britânico Asif Kapadia e retoma a trajetória de Ayrton Senna desde a sua estreia nas pistas até a sua morte.
A história do piloto é narrada por quem competiu e conviveu de perto com ele. A resenha do site Adoro Cinema, especializado no assunto, promete ao espectador uma “viagem no tempo” através de lembranças.
O filme está disponível para assinantes no catálogo do GloboPlay e da Netflix Parte do acervo de imagens foi obtida nos próprios arquivos da F1.
Homenageando os 30 anos da morte de Senna, o jornalista Roberto Cabrini abriu suas memórias daquele dia em Ímola.
O jornalista participou da cobertura do acidente, cabendo-lhe a missão de dar a notícia aos brasileiros. Ele também falou dos momentos de Senna nos dias que antecederam aquele 1º de maio de 2024.
O documentário está disponível na Plataforma de streaming PlayPlus.
Assim como Cabrini, a GloboPlay também lançou um documentário sobre os 30 anos da morte de Senna.
Em três episódios dirigidos por Rafael Pirrho e Rafael Timóteo, contará a trajetória de Senna a partir da narração do próprio. O primeiro episódio mostra uma entrevista dele, na qual relata como foi ganhar seu primeiro kart aos quatro anos de idade.
O segundo mostra os relatos do piloto sobre seu conflito com Nelson Piquet, outro piloto da Fórmula 1. Também apresenta entrevistas dele falando sobre seu romance com Xuxa.
Senna por Ayrton encerra com a realização do sonho de pilotar pela equipe Williams e mostra um pouco do que aconteceu depois do acidente.
O documentário é exclusivo para assinantes GloboPlay.
A série Senna, da Netflix, reacendeu em muitos o desejo de saber mais sobre a vida de Ayrton Senna. Além da produção, mais seis obras estão disponíveis para quem deseja entender a história do homem que foi eleito, em 2009, o melhor piloto de todos os tempos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP