Homens fortemente armados abriram fogo contra um posto policial, duas igrejas ortodoxas e uma sinagoga em um ato terrorista coordenado.
O evento, que aconteceu no domingo (23/06), se passou na cidade de Derbent e na capital da República do Daguestão, região pertencente à Federação Russa, Makhachkala.
As autoridades apontaram que 19 pessoas perderam a vida em decorrência da ação, dentre elas um padre ortodoxo, um guarda da igreja, seis policiais e um membro da Guarda Nacional russa.
Seis dos homens que participaram da ação foram abatidos pela polícia local. No entanto, outros suspeitos de envolvimento, continuam foragidos das autoridades.
O governador da região, Serguei Melikov, afirmou saber quem são os responsáveis pela organização do ataque, apesar de não ter entrado em maiores detalhes:
"Sabemos quem está por trás destes atentados terroristas e que objetivo perseguem."
O Comitê de Investigação da Rússia publicou em sua conta na rede social Telegram um comunicado, afirmando que:
"Todas as circunstâncias do incidente e as pessoas envolvidas nos ataques terroristas estão sendo estabelecidas, e suas ações serão avaliadas legalmente".
A ação acontece poucos meses depois de a Rússia ter sido vítima de um atentado que levou à morte de 137 pessoas em uma casa de shows na capital Moscou.
Na ocasião, o ataque havia sido organizado pelo ISIS-K, um ramo do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão.
O Daguestão iniciou uma programação de luto oficial pelos próximos três dias. O governador da região publicou um vídeo em que visita os escombros da sinagoga que foi incinerada pelos terroristas após a ação; uma das igrejas também foi incendiada pelos terroristas.
O político afirmou que "Este é um dia de tragédia para o Daguestão e para todo o país". Tensões entre judeus e muçulmanos têm atingido patamares históricos lá por conta da guerra em Gaza.
No ano passado, uma multidão invadiu o aeroporto local para linchar os passageiros judeus de um suposto voo vindo de Israel.
A Rússia tem um violento histórico de atentados terroristas e conflitos na região do Cáucaso, onde o Daguestão se localiza, principalmente na Chechenia.
O ataque às igrejas e à sinagoga que aconteceu no final de semana infelizmente é mais um em uma grande quantidade de ações realizadas por extremistas na região.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP