Às 7h30 de uma segunda-feira chuvosa, João tenta entrar no terceiro ônibus para chegar ao trabalho.
Cenas como essas fazem parte do dia a dia dos paulistanos, mas podem mudar a partir do próximo domingo, quando São Paulo escolhe seu novo prefeito.
Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) fazem do transporte público uma de suas prioridades na conquista do eleitorado.
Nunes pretende criar mais de 200km da chamada faixa azul, um corredor exclusivo para motociclistas que atualmente já existe nos principais corredores da cidade.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), a iniciativa tem como objetivo “reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas”.
O prefeito também quer desenvolver um projeto Aquático SP, um sistema de transporte pela Represa Billings que terá aproximadamente 5,6 km de extensão.
A ideia é reduzir o tempo de viagem de 1h a 1h30min para 17 minutos.
Boulos por sua vez promete expandir os corredores exclusivos para ônibus, proporcionando maior fluxo no trânsito da cidade.
Quer também aumentar a fiscalização das empresas de ônibus para fiscalizar os atuais contratos.
Outro ponto central para a questão é, segundo ele, a expansão do programa Tarifa Zero. Atualmente, a prefeitura arca com a passagem de ônibus dos paulistanos aos domingos.
O candidato pretende expandir o benefício gradualmente, até que o transporte seja 100% custeado pelo executivo municipal.
Mas não é só o transporte público que está em questão para o paulistano, a posição de Nunes e Boulos sobre questões como aborto e saúde pública também entraram em debate.
Em dezembro de 2023, o Hospital Vila nova Cachoeirinha deixou de fazer aborto nos casos permitidos por lei.
A medida entrou em debate no primeiro turno da eleição e pode ser um dos fatores de decisão de algumas pessoas na hora de escolher seu candidato.
Ricardo Nunes não se posiciona claramente sobre o aborto. Segundo o prefeito, o motivo da mudança no hospital foi a necessidade de focar em cirurgias de endometriose.
O prefeito garantiu ainda que que outros hospitais continuam realizando abortos nos casos permitidos por lei, mas não expressou diretamente sua opinião pessoal.
Guilherme Boulos por outro lado defende o aborto. Em uma entrevista à rádio evangélica Musical FM, ele afirmou que defende “que a lei seja cumprida."
No Brasil é permitido abortar somente nos casos de gravidez decorrente de estupro, risco à vida da mãe e em casos de fetos anencéfalos.
A vida de mulheres que abortaram ou recusaram o procedimento é tema de Duas Vidas, o que estamos falando quando falamos de aborto. A produção original Brasil Paralelo está disponível gratuitamente no Youtube.
Em outros temas da saúde, Nunes e Boulos pretendem melhorar os atendimentos à população da seguinte forma:
A segurança também é uma preocupação constante dos paulistanos. De acordo com um levantamento do Centro de Inteligência da Polícia Militar de São Paulo, entre 2019 e 2023 55.185 celulares foram roubados na região do centro histórico.
A situação revela o problema do local, que hoje se encontra com ruas abandonadas ou tomadas por usuários de crack.
Para resolver a questão, Boulos quer intensificar a zeladoria na região. O candidato pretende revitalizar a área através da chamada economia criativa, do incentivo ao turismo e a reabertura de lojas.
Promete também criar um programa de salas comerciais para profissionais recém-formados, incentivando a volta das pessoas ao centro da cidade.
Nunes intenciona construir o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Central e recuperar as escadarias da Avenida Nove de Julho.
Sobre a segurança da cidade, cada candidato tem uma ideia diferente. Confira abaixo algumas.
Nos últimos anos, São Paulo conseguiu oferecer vagas para todas as crianças em creches. Quando o assunto é qualidade do ensino, a cidade ainda tem muito a melhorar.
Entre todas as capitais do Brasil, São Paulo ocupa apenas o 21º lugar no ranking de alfabetização do MEC.
Essa fase da idade escolar é responsabilidade da prefeitura. Para resolver a questão, Boulos pretende implantar educação integral em todas as escolas.
Quer também que todas as unidades educacionais tenham psicólogos, além de combater o analfabetismo através do programa MOVA e Ciejas.
O atual prefeito promete expandir a educação integral para 500 mil alunos e focar nos ciclos de alfabetização, que vão do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
Nunes também quer oferecer vagas em cursinhos pré-vestibular a 40 mil alunos do 9º ano.
A forma como os candidatos à prefeitura de São Paulo se posicionam nos principais assuntos de interesse do paulistano pode impactar a tomada de decisão do eleitor.
Diante das informações, é possível fazer uma escolha consciente que irá impactar os próximos 4 anos da vida na cidade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP