A atual pior droga do mundo já está sendo utilizada no Brasil. Em fevereiro deste ano, foram encontradas 31 frascos de Fentanil em Cariacica, município do Espírito Santo. Quando a notícia veio à tona, dois agentes americanos vieram para o Brasil investigar como as drogas chegaram ao país.
Segundo Ivone Schon, chefe do escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos no Rio de Janeiro:
"É a primeira vez que ficamos sabendo que houve uma apreensão de fentanil no Brasil com traficantes de drogas. Os Estados Unidos e o Brasil têm uma parceria de trabalho para facilitar e trabalhar conjuntamente, para conscientizar sobre a ameaça de fentanil.
Atualmente, nos Estados Unidos, o fentanil é a maior ameaça para os nossos filhos, nossas famílias e nossas comunidades", disse em entrevista ao Fantástico.
Uma dose de fentanil do tamanho da ponta de um lápis é capaz de matar uma pessoa. Os traficantes têm misturado a droga em com outras substâncias para potencializar seus efeitos e aumentar seu poder de vício.
A droga é produzida a partir de um analgésico moderno mais forte que a morfina. Originalmente, o fentanil foi desenvolvido para aliviar as dores de pacientes com câncer grave. A potência da nova droga equivale a 100 vezes a potência da morfina e 50 vezes a da heroína.
Nos Estados Unidos, mais de 70 mil pessoas morreram em 2022 por overdose de Fentanil, fazendo com que a droga tenha sido classificada como a pior do mundo. Com as descobertas no Brasil, a polícia investiga se a droga está sendo produzida e disseminada em território nacional.
Em 4 de julho deste ano, a Polícia Civil do Espírito Santo prendeu traficantes de cigarros eletrônicos que possivelmente estavam usando Fentanil em seus produtos. As investigações sobre a nova droga realizaram diversos mandatos na região da Grande Vitória e ainda estão em andamento.
Em meados do século XX, o psiquiatra Viktor Frankl avaliava que o vazio existencial era o estado predominante na nova geração norte-americana, e que também havia se disseminado para as demais sociedades ocidentais e orientais.
O homem que sobreviveu à prisão no campo de concentração em Auschwitz afirmava que problemas como depressão e vício em drogas aumentariam. Segundo ele, a sociedade está perdendo seus valores principais, os princípios que davam sentido para a vida.
O aumento alarmante nas overdoses por drogas nos EUA é um dos principais sintomas da derrocada social contemporânea. Em diversos momentos históricos, os acontecimentos dos EUA já se provaram um termômetro do que acontecerá no Brasil, e a vinda do Fentanil parece ser mais um desses casos:
"A eleição de um país decide o futuro de um país, mas a eleição dos EUA decide grande parte do futuro do mundo inteiro", disse Filipe Valerim.
Para entender como a política e os problemas sociais dos EUA afetam o Brasil e o mundo, a Brasil Paralelo produziu a trilogia O Fim Das Nações. Esse Original BP te ajudará a entender os problemas internos dos EUA e a ascensão da China na geopolítica internacional, bem como a posição da Rússia durante a queda dos EUA.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP