Joe Biden fez o primeiro pronunciamento oficial no Salão Oval desde que anunciou sua desistência da corrida presidencial.
Durante o discurso, Biden disse que "foi uma honra" ocupar o cargo, mas que desistiu da reeleição para "defender a democracia, que está em jogo":
"Foi a honra da minha vida servir como seu presidente, mas na defesa da democracia, que está em jogo, é mais importante do que qualquer título. Eu encontro força e alegria em trabalhar para o povo americano, mas essa tarefa sagrada de aperfeiçoar nossa União não é sobre mim, é sobre vocês, suas famílias, seus futuros. Trata-se de nós, o povo, e nunca podemos esquecer isso."
O democrata seguiu afirmando que o país, em sua visão, está em um ponto de inflexão, onde cada ação é determinante para o futuro.
Nesse cenário, destacou a importância de "passar a tocha" para "vozes novas" e mais jovens.
O presidente elogiou sua vice, Kamala Harris, dizendo que ela "tem sido uma grande parceira" e a chamando de "experiente, durona e capaz".
Apesar disso, Biden afirmou que seguirá no comando do país pelos próximos seis meses, tornando a chance de uma renúncia em prol de Harris pouco provável.
No restante do discurso, o presidente mencionou algumas políticas de seu governo que ele considerou um sucesso.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP