Para quem é cristão selecionar qual filme assistir pode ser um desafio. Há o desejo por conteúdos que edifiquem a fé, mas muitos cinéfilos se decepcionam com a qualidade de algumas produções religiosas.
Filmes autodeclarados cristãos como "Prova de Fogo", "Desafiando Gigantes" e "Deus Não Está Morto" são considerados pelos mais apaixonados pela sétima arte como "tecnicamente fracos". Essas pessoas acreditam que o foco na mensagem prejudicou a obra. Como resultado, atuações, fotografia e enredo deixaram a desejar. No entanto, será que todas as produções que transmitem virtudes enfrentam esse problema?
A seguir, listamos sete filmes não religiosos que tem mensagens sobre valores.
Lançado em 1974, o filme mostra que o sensacionalismo vende desde sempre. Visando aumentar suas vendas, um jornal contrata um “vagabundo” para contar uma história. A trama é um retrato de como a mídia influencia na política e na vida das pessoas.
A obra foi indicada ao Oscar de melhor roteiro original Para 92% dos críticos do Rotten Tomatoes, se trata de um bom filme. Dentre os espectadores, a aprovação é de 82%.
Lançado em 1997, a trama conta a história de três policiais que precisam desvendar assassinatos em série. No meio da investigação, eles enfrentam dilemas morais sobre a busca pela verdade. No final, entendem que ela parece simples, mas é de fato complexa.
A atriz Kim Basinger ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação na produção. A obra também venceu na categoria melhor roteiro adaptado no Oscar e no Globo de Ouro.
No Rotten Tomatoes, site especializado em cinema, Los Angeles: cidade proibida está bem avaliado por 94% dos usuários e por 99% dos críticos.
Lançado no ano 2000, o filme é protagonizado por Denzel Washington. Ele faz o papel de Herman Boone, um técnico de futebol americano que precisa acabar com o racismo em um time universitário. Comandando os Titãs, ele sofre preconceito por parte dos outros técnicos e até mesmo de jogadores do time. Com resiliência, ele não só supera o desafio como conquista o respeito de todos da cidade.
A linguagem é um pouco “mais pesada”, com o uso de algumas palavras de baixo calão. Por isso, pode não ser um filme para se assistir com crianças muito pequenas. O que mais chama a atenção é que, diferentemente das narrativas autodeclaradas cristãs, as personagens não são perfeitas.
Filme Duelo de Titãs - Reprodução Pinterest
No site Rotten Tomatoes, especializado em cinema, o drama é avaliado como positivo por 71% dos críticos.
Protagonizado por Clint Eastwood, o filme mostra a história de um veterano da Guerra da Coreia que passa por uma transformação de vida. Quando uma família de imigrantes laocianos* se torna seu vizinho, ele é confrontado com o estilo de vida que escolheu viver após os traumas vividos no conflito. E para isso, é preciso que lhe seja tirado uma das poucas coisas que ele ainda tinha como caras: seu Gran Torino. No fim, ele descobre que apenas viver os traumas do passado pode tirar do ser humano oportunidades incríveis.
Pinterest - reprodução
No Rotten Tomatoes ele tem 81% de aprovação dos cinéfilos. Alguns dos comentários o consideram um dos melhores filmes dos anos 2000, ensinando a fazer o que é certo apesar das circunstâncias.
Já imaginou viver o mesmo dia várias e várias vezes? Foi dessa forma que a personagem de Billy Murray descobriu o amor ao próximo. Ele é um jornalista que precisa cobrir o “dia da marmota”, um evento anual no qual um desses bichinhos sai de sua toca.
Frustrado por ter de reportar algo que considera pequeno, ele acaba condenado a viver aquele dia para sempre. No entanto, ele acaba descobrindo que a verdadeira essência da vida pode estar nas situações mais simples.
Filme - O feitiço do tempo - Pinterest - reprodução
O filme é uma comédia romântica e possui reviravoltas que arrancam boas risadas do público. Avaliado como positivo por 80% do público no Rotten Tomatoes, é uma boa ideia para um dia de folga chuvoso.
O mais antigo filme dessa lista é protagonizado por Jack Nicholson. Ele vive um prisioneiro que simula insanidade mental para não ter que trabalhar na cadeia. Levado à um manicômio judiciário, ele passa a estimular seus colegas a desafiar as regras impostas pela enfermeira-chefe, interpretada por Louise Fletcher. A história fala sobre liberdade e transformação, o que pode ser interpretado como um simbolismo cristão de ser livre em relação à verdade.
Filme - Um estranho no ninho - Imagem: Pinterest Reprodução
Dessa lista, esse é o filme mais bem avaliado segundo os críticos do Rotten Tomatoes. 93% do público o considera bom. Entre os comentários estão:
Como seguir em frente após uma tragédia? Este é o desafio enfrentado por Jack Lengyel, personagem de Matthew McConaughey em "Somos Marshall". Baseado em uma história real, o filme mostra o renascimento do time de futebol de uma pequena cidade americana. Os membros da antiga equipe morreram em um acidente aéreo, deixando todos os habitantes de luto. Enquanto alguns acreditam que a equipe não deve ser refeita, o treinador vê a oportunidade de devolver alegria aos corações enlutados. Embora não seja um filme cristão, "Somos Marshall" pode ajudar a refletir sobre a morte e o luto.
Filme Somos Marshall - Pinterest - Reprodução
Apesar de ter apenas 49% de avaliação positiva dos críticos no Rotten Tomatoes, o filme é considerado bom para 79% dos espectadores. Dentre os comentários estão:
E você, conhece algum filme não cristão com mensagens cristãs?
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP