Para além de uma forma de entretenimento, a literatura pode ser um caminho de descobertas importantes para a vida e uma fonte de sabedoria. Segundo o professor Rafael Nogueira, na aula ministrada no Travessia da Brasil Paralelo:
“Antes do estudo da Filosofia é preciso uma maturidade. Essa maturidade intelectual, que se forma anteriormente à filosofia, pode vir com muita experiência de vida, com o estudo de biografias, com o estudo de literatura e com o estudo de história — porque é preciso conhecer muito bem a realidade, ou seja, saber como os homens funcionam, pensam, como as guerras acontecem, como se constitui uma sociedade. (...) Essa é a pessoa preparada, amadurecida para a filosofia."
A música que alguém escuta, as obras que admira, os filmes que assiste e principalmente os livros que lê, moldam a sua mente. Os clássicos da literatura mundial podem ser um caminho para potencializar a imaginação humana.
Mortimer Adler foi um filósofo e professor universitário americano que dedicou sua vida para divulgar a importância dos estudos dos clássicos. Na obra Como Ler Livros, um dos livros mais vendidos dos Estados Unidos dos anos 40, Adler fornece 130 recomendações de livros que ele julga como algumas das principais obras da humanidade.
Confira 5 livros clássicos escolhidos a partir dessa lista:
Escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote foi publicada em duas partes, uma em 1605 e a outra em 1615. O nome original do livro é Dom Quixote de La Mancha. Ele conta a história de um homem comum que era apaixonado por romances de cavalaria.
Após ler quase todos os livros deste gênero, Dom Quixote resolve que está na hora de viver a sua própria aventura. Ele vende seus livros e outros pertences para conseguir um cavalo e uma armadura. Em sua mente ele transforma a realidade em elementos de uma história cavalheiresca.
O mundo para ele se torna uma mistura de fantasia e realidade. Ele tenta provar seu amor por Dulcineia, uma donzela que é criada por sua imaginação. Também consegue um parceiro iludindo-o de que ele seria recompensado, este é Sancho Pança.
Miguel de Cervantes consegue usar a vida de Quixote, que a princípio parece apenas cômica, para gerar profundas reflexões sobre a vida humana.
Esse livro é em formato de um poema épico escrito pelo português Luís de Camões, em 1572. Assim como o grego Homero narra as aventuras do herói Ulisses em A Odisseia, em Os Lusíadas Camões narra as aventuras dos portugueses ao desbravar mares nunca antes navegados.
Foi em uma das viagens por mares desconhecidos que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. Enfrentando a incerteza e mares violentos, ele conseguiu chegar no ano de 1500 na região que hoje é a Bahia.
Escrito pelo russo Liev Tolstói, Guerra e Paz foi publicado em dois volumes entre 1865 e 1869. A obra conta a história das monarquias europeias durante as guerras napoleônicas, o autor faz uma análise aguçada da psicologia dos principais nomes da época.
A história é longa e em algumas edições ultrapassa as 1500 páginas. É inovadora em seu estilo, fazendo uma mistura de tratado filosófico, pesquisa histórica e romance.
A história foi escrita por Fiódor Dostoiévski e publicada em 1866. Crime e Castigo é um dos principais nomes da literatura russa que entregou ao mundo grandes clássicos durante o século XX.
A narrativa apresenta a história de Ródion Ramanovich Raskolnikov, um ex-estudante que vive na pobreza em um pequeno apartamento na cidade de Petersburgo. Sentindo que a pobreza o prejudica a alcançar seus objetivos de vida, ele decide recorrer a meios ilícitos para sair dela.
Raskolnikov acredita que na história determinadas pessoas são destinadas a grandes feitos. Alexandre, o Grande, Napoleão são algumas figuras que ele toma como exemplo. Apesar dos erros e crimes cometidos por estes homens, todos são lembrados apenas pelos grandes feitos.
Para o protagonista, ele faz parte desse grupo seleto.A trama traz as contradições de Raskolnikov que acredita que os fins justificam os meios, já que as suas ações são em prol de algo bom e maior. Dostoiévski trabalha de maneira profunda a psicologia do protagonista.
Obra prima de Dante Alighieri, A Divina Comédia foi escrita durante o Renascimento e publicado em algum ano entre 1304 e 1321. A obra é toda composta por versos, em um estilo poético.
A história do livro é a do próprio Dante Alighieri que faz uma viagem passando pelo Inferno, Purgatório e pelo Paraíso. Dante encontra várias personalidades famosas da história, como no Inferno em que recebe a ajuda do poeta romano Virgílio.
Os personagens principais são:
A travessia é uma jornada de estudos autêntica com início, meio e fim bem definidos. Reunimos uma curadoria de professores e temas relevantes numa experiência de ensino desenhada e assinada nos mínimos detalhes Brasil Paralelo.
Mas tudo isso tem um porém: a Travessia não ficará disponível por muito tempo, as inscrições ficarão abertas por pouco tempo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP