Existe um tema universal que intriga as mais variadas culturas ao redor do mundo: a luta do bem contra o mal.
A ação do demônio no mundo está em temas teológicos, filosóficos, chegando a ser representada em pinturas e esculturas.
Representando essa realidade, culturas diferentes utilizam a figura do diabo, o inimigo da humanidade. Agindo contra o ser humano e a ordem natural, ele ataca constantemente o ser humano que chacoalha como um barco em meio a uma tempestade.
Diante de tamanha luta, o ser humano se pergunta:
Ceder ou não à voz que tenta? Como perceber o inimigo? Qual é o caminho da retidão?
Assista ao filme Oficina do Diabo e tire suas conclusões - toque aqui para garantir seu acesso gratuito ao evento de lançamento
Antes de Oficina do Diabo, essa realidade foi descrita por grandes obras da humanidade. Confira 5 aparições icônicas do demônio na Literatura em ordem cronológica.
A subida de Dante aos céus passa pelo inferno, onde ele conhece os castigos causados às almas impiedosas.
No círculo mais profundo, encontra uma criatura gélida e desesperada, com um pecador em cada boca.
Era Satanás, mestre do inferno, que mastigava Judas Iscariotes e outros traidores como castigo.
"É melhor reinar no inferno do que servir no céu." Esta é a frase atribuída a Satanás nesta obra que narra a história da guerra nos céus e de como o demônio fez o Homem cair.
A revolta de satanás contra Deus e contra os homens contada por John Milton se tornou um dos poemas épicos da história da literatura.
Mefistófeles (um demônio companheiro de Satanás) desafia a Deus e pede permissão para tentar a alma do mago Fausto, para levá-lo ao inferno. O método? Oferecer cada vez mais “sabedoria” ao mago.
Mefistófeles mostra como o demônio pode ser inteligente, perspicaz e mentiroso, mesmo confrontando os mais sábios.
Fausto é um conto alemão medieval que recebeu uma versão célebre de Goethe, um dos maiores escritores da modernidade.
"Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos…"
Assim começa o conto de Machado de Assis, em que o diabo funda uma igreja com mandamentos oficiais, liturgia e cânones para desafiar desafiar a Deus.
Neste conto, Machado revela a rebeldia do Homem, "a eterna contradição humana".
Em O Mestre e Margarida, Mikhail Bulgákov tece uma trama fascinante que combina o surreal e o real em uma Moscou da década de 1930, mergulhada na burocracia e na hipocrisia da sociedade soviética.
Quando o demônio Woland chega à cidade acompanhado de seu séquito extravagante — incluindo um gato falante amante do caos —, uma série de eventos sobrenaturais desestabilizam a ordem, expondo as fraquezas e contradições humanas.
Paralelamente, conhecemos o amor trágico entre o Mestre, um escritor perseguido, e Margarida, que arrisca tudo, inclusive sua alma, para salvá-lo. O livro chega a mostrar julgamentos divinos históricos e muito mais.
Bulgákov mistura humor ácido, crítica social e simbolismo religioso, criando uma obra atemporal que desafia interpretações e celebra o triunfo do amor e da liberdade sobre o medo e a opressão.
Por se tratar de uma obra profunda que aborda temas psicológicos e religiosos, a Brasil Paralelo irá realizar um evento de lançamento para melhorar ainda mais a sua experiência com o filme. Este evento será online e gratuito.
Para ser avisado quando ele vai ao ar, clique no link abaixo e faça o seu cadastro:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP